Arquivo VAGALUME

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

"Encontro das águas, tombado e protegido"

Quando estive em Miracema, um grupo de pessoas com o qual estava reunida começou a falar sobre tombamentos. O que é notável no diálogo é a falta de informação, ou até a informação equivocada que é difundida para prejudicar os interesses coletivos.
E por essas e outras situações faço questão de destacar a reportagem da revista "Isto é" dessa semana, sobre o tombamento de uma área onde está o encontro do Rio Negro com o Rio Solimões. O encontro das águas foi tombado, forma de proteção legal dentro do Direito Brasileiro. Vejam a reportagem, de Juliana Dal Piva:
O Encontro das Águas venceu a primeira batalha. Por ora, o local onde as águas escuras do rio Negro se misturam às do rio Solimões para, mais à frente, formar o rio Amazonas, está protegido. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tombou provisoriamente uma área de 30 quilômetros quadrados onde se dá o fenômeno. A proteção surge em função da obra do Porto das Lajes, a 2,4 quilômetros do fenômeno e orçada em R$ 220 milhões, mas embargada há cinco meses por falta de licenciamento ambiental. Idealizado para servir à Zona Franca de Manaus, o porto ficaria próximo ao Encontro das Águas e ao lado de um sistema de captação de água. O temor do Ministério Público é claro: que a obra destrua o fenômeno e contamine a água que abastece 300 mil pessoas. Caberá ao conselho consultivo do Iphan nos próximos dias a decisão final sobre o tombamento e o que fazer com a obra iniciada.
A página da revista mostra uma imagem do encontro das águas, acesso aqui.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG