"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
Cora Coralina
Hoje é o Dia do Professor. Na verdade o professor vive seu dia nos 365 dias do ano, mas hoje é um dia emblemático, em que se comemora simbolicamente a data desse profissional que deveria estar no topo de qualquer valorização e até mesmo monetária. Monetariamente, sabemos que nossos professores são desvalorizados e quem sofre com isso é a sociedade. Com certeza não seríamos nada sem eles, que nos indicam o caminho, nos ensinam as primeiras letras, os primeiros números, nos dão a oportunidade de conhecer e desenvolvem em nós a aptidão para viver em sociedade e até mesmo desenvolvem o nosso senso crítico.
Hoje encontrei-me com uma professora de Espanhol. Dei-lhe os parabéns e a conversa rolou sobre a valorização da profissão. O que a professora me relatou, pois morou na Europa por longo tempo, foi que nos países desenvolvidos os professores são mais valorizados que aqui, mas que principalmente a arrogância de certas profissões é infinitamente menor.
Sonhamos que os professores consigam seu espaço devido, com salários dignos, oportunidade de aperfeiçoamento para o bem de suas famílias e da sociedade brasileira.
Por isso, registramos aqui nossos parabéns aos professores do Brasil que lutam diuturnamente, apesar de todos os problemas, formando cidadãos e pessoas conscientes.
Nesse momento me veem à mente dois professores que tive, inesquecíveis, que faleceram esse ano: Fafá Mercante e Télio Mercante. Nossa saudade a esses professores que marcaram sua presença em nossas vidas. Poderia citar vários, mas esses são mais recentes.
Um comentário:
Meus agradecimentos a dona Glorinha, minha professora no Buarque de Nazareth. E dona Tarsila Moliterno que, autorizada, adorava esquentar nossos bumbuns com sua inseparável regua. abs Zé Maria
Postar um comentário