Recebemos esse aviso de alerta por e-mail e divulgamos para o conhecimento de todos. O Aviso é da Prefeitura de Itaperuna, conforme será visto no texto abaixo.
15h do dia 26 de novembro de 2010.
O Rio Muriaé encheu devido as últimas chuvas ocorridas na região, principalmente nos municípios acima da cidade de Itaperuna, incluindo as cidades de Minas Gerais. O rio estava com uma cota de 4 metros às 8h e começou abaixar às 11h, marcando 3,80 metros.
Tendo em vista as baixas previsões para os próximos dias, há a previsão de que o rio se mantenha estável, começando um processo de esvaziamento dentre umas 18 horas. Ontem, precipitou aproximadamente 18 mm, chegando à 310.50 mm acumulado neste mês de novembro.
Deverão ficar atentos os moradores de áreas de deslizamento, devido a terra encontrar-se encharcada. Esses moradores de áreas propícias a escorregamento de massa, deverão em períodos de fortes chuvas, procurar locais seguros devido aos riscos.
Vale ressaltar que este Departamento está monitorando os rios acima (Muriaé e Carangola) e abaixo (Paraíba do Sul), bem como a previsão pluviométrica diariamente, devido a constantes mudanças do clima. Tudo isso para melhor orientar a população Itaperunense.
Orientações:
- Não saia do local de trabalho ou residência em casos de chuvas fortes. Fique atento às orientações da Defesa Civil;
- Se o nível de água estiver subindo, vá para um lugar seguro, não espere subir mais um pouco, pode custar sua vida;
- Evite o contato direto com a água contaminada das inundações, pois ela pode provocar doenças;
- Se estiver em local seguro, procure não se deslocar, não atravesse ruas alagadas, pois você pode ser arrastado pela água;
- Em local alagado, preste atenção a buracos e bueiros sem tampas ou encobertos pela água;
- Em caso de ventos muito fortes, cuidado com as quedas de árvores, fios, postes e semáforos.
Aos Motoristas:
- Se você estiver em um carro, não é recomendável permanecer nele, pois dependendo da intensidade da chuva no local, em razão da movimentação da água, é difícil sair do veículo;
- Se estiver se deslocando na inundação, diminua a velocidade e mantenha distância do veículo da frente;
- Procure parar o veículo em locais altos e livre de inundações;
- Certifique-se, por intermédio do rádio, qual o melhor itinerário a seguir, a fim de escapar das áreas alagadas;
- Nunca atravesse áreas cobertas pela água, caso não seja possível, procure dirigir devagar, mantendo o carro acelerado;
- Evite se aproximar de outro veículo, espere que ele passe totalmente para então seguir em frente.
- Em caso de qualquer acidente, informar imediatamente o Corpo de Bombeiros através do telefone 193 e o Departamento Municipal de Defesa Civil, através do telefone (22) 3824-6334.
JOELSON DE OLIVEIRA
Supervisor da Defesa Civil
Nenhum comentário:
Postar um comentário