A quinta edição do evento cultural “Café e Prosa” aconteceu nesta segunda-feira, dia 22, às 19h. Nesta edição a escritora miracemense Maria Alice Barroso foi a homenageada. Maria Alice nasceu em Miracema-RJ, em 1926, descendente de italianos, seguiu para o Rio de Janeiro, onde foi presidenta da Biblioteca Nacional (hoje é Conselheira).
A obra de Maria Alice foi apresentada pela Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, a professora Ana Lúcia Lima da Costa. Ana Lúcia (na imagem à direita) também é diretora do Centro Cultural Melchíades Cardoso e do Museu Antônio Ventura Coimbra Lopes, em Miracema RJ. A palestrante além de falar sobre a vida da escritora miracemense, que hoje vive no Rio de Janeiro, também explanou sobre as cinco notórias obras da escritora, que compõem o chamado Ciclo Parada de Deus: UM NOME PARA MATAR (um dos romances ganhadores do prêmio Walmap, em 1967, o mais importante da época); QUEM MATOU PACÍFICO (que deu origem a um filme com elenco estelar em 1971); O GLOBO DA MORTE; A SAGA DO CAVALO INDOMADO (ganhador do prêmio Jabuti em 1988, um dos mais importantes prêmios literários do Brasil) e A MORTE DO PRESIDENTE OU A AMIGA DE MAMÃE. Os cinco romances são objeto da pesquisa de Pós-Doutorado da palestrante, na UENF.
Segundo Alberto de Souza, que é coordenador de imagens do IFF Itaperuna, a palestra resultou em saudáveis discussões acerca da importância da obra da escritora, do enfoque regionalista de sua bibliografia e da necessidade do justo reconhecimento e destaque a ser dado pelos que defendem e batalham pela valorização de nossa cultura.
Há uma intenção, ratificada pelo diretor geral do Instituto Federal campus Itaperuna, Evanildo Leite, de homenagear a escritora Maria Alice Barroso batizando com seu nome a biblioteca do campus a ser inaugurada oficialmente no próximo ano e que estará definitivamente sediada no prédio administrativo. A biblioteca está em fase de acabamento e abrigará também um amplo auditório com o objetivo de fomentar as atividades culturais promovidas pela instituição.
O Café e Prosa é um espaço para diálogos e reflexões referentes a temas culturais e da atualidade. O evento é promovido mensalmente pelo campus Itaperuna do Instituto Federal Fluminense e é aberto a toda comunidade.
Com informações de Alberto Souza e fotografias do blogue e do IFF.
Com informações de Alberto Souza e fotografias do blogue e do IFF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário