Arquivo VAGALUME

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

MIRACEMA: SANEAMENTO BÁSICO - IBGE 2000

No tocante ao abastecimento d’água, Miracema tem 87,7% dos domicílios com acesso à rede de distribuição, 11,6% com acesso à água através de poço ou nascente. Os mais de 7 mil m³ distribuídos diariamente, passam por tratamento convencional.
A rede coletora de esgotamento sanitário chega a 81,4% dos domicílios do município, outros 4,5% têm fossa séptica, 2,6% utilizam fossa rudimentar, 7,4% estão ligados a uma vala, e 3,6% são lançados diretamente em um corpo receptor. 
Excetuando-se por pequenos sistemas de tratamento através de conjuntos fossa-filtro, a grande maioria dos esgotos coletados não passa por tratamento. 
Miracema tem 89,9% do total de domicílios (áreas urbana e rural), com coleta regular de lixo, outros 1,3% têm seu lixo jogado em terreno baldio e 8,3% dos domicílios queimam seus resíduos. O total coletado destina-se a Unidade de Tratamento Intensivo de Lixo (UTIL).
Essas informações são da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, do IBGE, 2000. Constam de uma dissertação de mestrado, da autoria de Paulo Roberto Corrêa Fritsch, no ano de 2006, para a obtenção do título de Mestre em Ciências da Saúde pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). O título da dissertação é “A temperatura como parâmetro acessível e possível de ser utilizado no controle do processo de compostagem em municípios de pequeno e médio porte”, que dedica um capítulo inteiro ao caso da UTIL, em Miracema, considerado pelo Ministério da Saúde como exemplar no estado do Rio de Janeiro. Acesso ao trabalho aqui. 

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG