Arquivo VAGALUME

sábado, 6 de novembro de 2010

POLUIÇÃO NO RIO POMBA II

Ontem o jornal "Dois Estados", de Miracema, divulgou nota mencionando sobre o vazamento de produto tóxico no Rio Pomba, novamente da empresa Cataguases de Papel.
Hoje o jornal "O Globo" também divulgou matéria sobre o tema onde informa que o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) denunciou, sexta-feira, lançamento de dejetos químicos do reservatório da Mineradora Cataguases no Rio Pomba (?), em Minas Gerais, apesar de outras fontes informarem ser a mesma indústria de Papel, Ind. Cataguazes Papel Ltda, antiga Matarazzo, que provocou outros acidentes no rio.
De acordo com o presidente do Inea, Luiz Firmino Martins, a captação de água pela Cedae no Rio Pomba está registrando índice de turbidez cinco vezes acima do normal. O estado quer o fim do lançamento de poluentes no local. O Inea vai acompanhar neste sábado uma fiscalização que deverá ser feita pela Agência Nacional de Águas (ANA), com técnicos do Instituto Mineiro de Gestão das Águas de Minas (Igam).

O pior de tudo é que a contaminação é AUTORIZADA pela Agência Nacional de Águas (ANA). Segundo o jornal "O Globo", a ANA deu a outorga para o despejo em pequenas quantidades, cem metros cúbicos por hora, no Rio Pomba. E agora mandou reduzir o fluxo para 30 metros cúbicos por hora. Segundo o presidente do Inea, representantes do instituto estiveram em Minas e encontraram vazões direto da barragem, além do tubo com a emissão controlada. O despejo é muito maior do que o outorgado - afirmou Firmino.
O presidente da Cedae, Wagner Victer, disse ter sido necessário diminuir a captação de água em diversos pontos por conta do aumento da turbidez. Ele reclama, ainda, da falta de aviso de que haveria o despejo de poluentes no rio.
- O lançamento tem que ser coordenado com o órgão ambiental do estado e com a companhia de água. Isso afeta a região Norte e Noroeste do estado, mas não causará prejuízo à distribuição de água. Tivemos que atuar não em função de um planejamento, mas reagir a uma situação inesperada. É um absurdo. Estamos contabilizando gastos e perdas - disse Victer.
A proposta de Minas é purgar a barragem de Cataguases numa vazão pequena até esvaziar o reservatório. Os rompimentos e transbordamentos, sobretudo com as chuvas de verão, são grandes problemas ambientais. Há pelo menos um ano a proposta está sendo discutida com o Inea e a ANA. Há estudos considerados sérios pelo Inea mostrando que a diluição de pequenas quantidades de contaminantes seria viável. 
O presidente do Inea não se diz contrário à diluição dos contaminantes em pequenas quantidades. Ele alega que o pedido da suspensão dos lançamentos é uma precaução técnica em função do aumento da turbidez na captação de água da Cedae:
- Se voltar a fazer a diluição, tem que ser com parâmetros. O despejo acima do outorgado está errado de cara.
O rio é afluente do Rio Paraíba do Sul e abastece a região Noroeste do estado. O reservatório da Cataguases tem um histórico de problemas ambientais. O primeiro grande vazamento de produtos químicos foi em 2003, provocou um dos maiores acidentes ecológicos do país, atingindo oito municípios do Norte-Noroeste Fluminense. Houve novo rompimento da barragem em 2007, com despejo de lama misturada com dejetos químicos do reservatório.
Agora o rio Pomba, que atravessa vários municípios no noroeste do Estado, está com as águas negras e com uma espuma branca por conta da liberação de Lixívia (um composto químico usado para limpeza de superfícies) pela empresa Cataguases de Papel.

Leia mais...

Atualização às 16h20min., para ratificar no primeiro parágrafo a indústria de papel.

2 comentários:

Domingos Ciribelli disse...

Favor confirmar veracidade dos fatos no link abaixo.

http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/poluicao-autorizada-ameaca-rio-pomba-20101105.html

Domingos Ciribelli
Assessor de Comunicação
Mineração Rio Pomba Cataguases

AngelMira disse...

Caro Domingos, os dados acima divulgados são do Jornal "O Globo" e a fim de atender seu pedido iremos divulgar a reportagem do portal R7, que difrere pouco do informado acima.

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG