Arquivo VAGALUME

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

OLHA O OURIÇO-CACHEIRO AÍ!


Como divulgamos em postagem anterior, intitulada "Notícia Animal", a loja Danglar Calçados, localizada na Rua Direira, no centro histórico de Miracema, que abriga o centro comercial, recebeu esses dias a visita de um ouriço-cacheiro. Na oportunidade, o autor da notícia, leitor vagalume José Anderson Caveari Pimenta, enviou ao blogue um relato da ocorrência inusitada, mas apesar de ter feito imagens da câmera de seu celular, estava com dificuldades de enviá-las. Hoje ele enviou a foto do personagem e da cena.



Informações sobre o animal:

Animal com cabeça pequena, orelhas baixas, olhos grandes, focinho curto e dentes incisivos grades e amarelados. Atinge até 91,6 cm e 2,0 kg. Possui as partes superiores do corpo cobertas por espinhos grandes (até 6cm), de cor preta e dourada. A região ventral é mais clara e não possui espinhos. Os membros são curtos e possuem 4 dedos com unhas grandes e curvas. A cauda é comprida e preênsil, tendo a parte anterior espinhosa e a posterior com pelos pretos. De hábito crepuscular e noturno, abriga-se em ocos de árvores, onde passa a maior do dia. É um animal dócil, mas quando atacado, mantém o corpo encolhido e eriça os espinhos, que funcionam como estruturas de defesa. A cultura popular diz que eles lançam espinhos ou que estes caminham pelo corpo até o coração, o que não é verdade. Alimenta-se de folhas e frutos que busca nas árvores. A fêmea dá a luz a um ou dois filhotes por parto. São arborícolas e vivem em matas. 
Espécie: Sphigurus sp 
Distribuição Geográfica: Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil. No Espírito Santo existem 2 espécies:Sphigurus villosus e S. insidiosus.
 Fonte: http://sistemas.vitoria.es.gov.br/ecbh/dtfauflo.cfm?dt=N&id=27

3 comentários:

Unknown disse...

Tem muitos na região central de Miracema, a pouco tempo meu cachorro pegou 1 no muro.

Betinho

AngelMira disse...

Olá Betinho,
De fato essa informação que acaba de passar é transmitido p outros miracemenses também.

Rachel Bruno Siqueira disse...

Ainda bem que ele foi para a cidade escolher um modelito ou perfume para espantar os cachorros do meu Retireiro lá da roça!

Não aguento mais ajudá-lo e à sua mulher a segurar os cachorros para retirar tantos espinhos do focinho, garganta, lábios, língua, céu da boca...

O Faustão só deixa eu me aproximar e segurá-lo, além de arrancar, até com a mão somente! Nem preciso usar a pinça nos maiores e mais fáceis. O Marcos depois vem e ele acaba deixando-o retirar o resto com a pinça, mas eu o segurando com força e acariando-o e conversando para ficar calmo.

Mas os danados dos cachorros NÃO APRENDEM. Sempre atacam o bichinho, que se defende com os espinhos, " abrindo-os " como uma bola e lá vão bocadas " inocentes e nervosas " dos caninos que depois ficam com as patas tentando retirar e sofrendo horrores.

Por coincidencia, várias vezes estou lá e os socorro junto a eles. Uma das vezes fomos somente eu e Lourdinha, usando um pau também para mante-los com a boca aberta sem nos morder.

Aprendi com quem? Com meu saudoso Pai, Carlos Bruno; mas nunca pensei que teria coragem de executar tal ação...

É sinal que no Parque Ecológico está faltando alimento e sossego para ele ( mata mais fechada ). Que tal plantar mais árvores frutíferas?

Rachel Bruno

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG