Arquivo VAGALUME

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

RUA JOSÉ CARLOS MOREIRA BRUNO

Este quarto capítulo do Volume VIII de Logradouros de Miracema (LM) recém lançado conta a biografia do seu patrono de forma muito laboriosa, detalhada e afetuosa graças à colaboração da sua filha Rachel Bruno Siqueira (1956).
Nasceu em 29/05/1914, em Miracema, RJ, na antiga casa, na Praça Dona Ermelinda, muito comprida, que juntava a da sua meia-irmã Áurea Moreira Bruno (1918/2009) às dos irmãos Demerval Nascimento Moreira e EdgarMoreira. Filho de Heitor Bruno (1883/1956) e Isaura Moreira Bruno (?/1915), que morreu de tifo quando ele tinha 10 meses. Neto-paterno de Francisco Bruno (1848/1911) e Nicolina Ciuffo Bruno (1851/1933). Neto-materno de José Carlos Moreira (1844/1929) e Maria Baptista do Nascimento Moreira (Inhazinha). Proprietário da Fazenda Boa Esperança em Paraíso do Tobias, 2º. Distrito do Município de Miracema. Casou-se em 12/07/1953 com Maria de Paula Bruno. Seguindo a trilha do avô-materno José Carlos, ainda rapazinho, participou do ideal separatista. Apaixonado por Miracema, como vereador, participou da instalação em 11/10/1947 da Câmara Municipal de Miracema, tendo sido candidato a 1º. Secretário, pertencendo à UDN – União Democrática Nacional, quando vereador não tinha remuneração, nem assessores ou qualquer mordomia.
Esta denominação foi atribuída pela Lei no. 749/1999, do Município de Miracema, a uma rua do novo Loteamento Sayonara, em área desbastada, na confluência da Avenida Eiras com a RJ-116, um apêndice do Bairro Caloy, com arruamento em solo natural, em início de edificação, sem placas de identificação.
Este Capítulo informa, também, sobre:
· Família Moreira;
· Heitor Bruno (1883/1956);
· Áurea Moreira Bruno (1918/2009);
· Fazenda Boa Esperança;
· Família Paula Bruno;
· Igor Magno Ramos (c. 1987/2009).

Outros contribuintes:
· Angeline Coimbra Tostes de Martino Alves(1972);
· Antônio Raymundo Magalhães Siqueira(MUNDINHO);
· Carlos Augusto Tostes Macedo (Kasal);
· Dauto Moreira Schueler (1944);
· Elisabeth Ribeiro Bruno (Beth Bruno);
· José Erasmo Tostes (1931);
· José Freitas Siqueira;
· Liberdade de Expressão;
· Luiz Carlos Martins Pinheiro (1930);
· Marcelino Alvim Tostes (Marcelinho) (?/2009);
· Otto Guilherme dos Santos Moura (1947);
· Blog O Vagalume;
· Ricarda Maria Leal Alvim (Tia Ricarda) (1936);
· Roziel Bastos (? /2006);
· Walter Moreira Santos (Waltinho) (1959). 

A todos os co-autores eternos reconhecimentos.

Contém trinta e cinco páginas ilustradas a cores a disposição de qualquer interessado na Edição Eletrônica, grátis pela Internet. Pedido pode ser feito por e-mail - mpmemoria@yahoo.com.br fornecendo nome e endereço postal por extenso e completos.

Agradecemos pela divulgação que possa dar.

Luiz Carlos/MPmemória.

Na imagem, o patrono e sua esposa. 

3 comentários:

Blog "O Vagalume" disse...

Comentário recebido por e-mail:

Amiga Angeline

Muito obrigado por mais uma importante contribuição a LM.

Até domingo se Deus quiser. Esperamos ter uma surpresa boa para lá.

Este é o bom caminho ao Brasil. A massificação do ensino técnico profissionalizante de nível médio e não de nivel superior. Isto inclusive melhorará o nível superior com candidatos melhores preparados do que hoje. Afinal parece que Mira acordou para isto o que é muito bom, como bem destacou. Parabéns pela matéria.

Abraços, saúde, Deus, paz e amor.
Luiz Carlos/MPmemória.

Rachel Bruno Siqueira disse...

Vi hoje, 23/10/2013, as 3 primeiras fotos do BLOG e fiquei emocionada porque são as casas dos meus avós Paternos e Tios Avós.
Não percebi a foto dos meus Pais ao lado e a referência ao Livro escrito pelo saudoso Luiz Carlos Martins, ao qual fiz referência em meu comentário sobre as casas.

Ao reabrir mais tarde vi meus Pai e me emocionei muito com meu saudoso Pai e o Luiz Carlos, não conseguindo escrever.

Agora tento escrever.

O que escrevi sobre meu Pai e a Família foi com o coração e o que a memória me permitiu guardar das inúmeras histórias ouvidas desde criança dele, dos avós, tios e amigos dele.

Meu Pai era um contador de histórias, um amante da Família e pude viver neste meio durante muitos anos, compartilhando tantas experiências gostosas, emoções, brincadeiras, viagens com acontecimentos inusitados e novas vivências, reuniões familiares dos dois lados, Paterno e Materno, e meu Pai um sábio me ensinando a cada acontecimento!!!

Aprendi muito também com ele com seus Olhos. Seus Olhos falavam tanto!!! Falaram até seu último suspiro, eu ao seu lado ( esperou me chegar de viagem: morava em Niterói, mas estava aqui em Juiz de Fora como madrinha de um casamento ) lhe falando umas palavras de despedida e carinho...

Ah, meu Pai! Obrigada por tudo que aprendi com o senhor!

Infelizmente neste mundo não posso aplicar na prática o que vivemos juntos porque o mundo mudou muito. Até tentei mas quebrei a cara!

Só não quebro com os Valores aprendidos porque não abro mão deles, mas sofro muito com o que vejo. Meus Filhos, seus netos também foram pelo nosso caminho, Papai!! E se sentem honrados também por serem seus netos, desde pequeninos, quando andavam por Miracema e todos falavam que poderiam comprar e " o Vovô Carlos pagava depois "; ficavam intrigados com isto e perguntavam o que o Vovô era para poderem fazer isto...

Obrigada, Angeline! Muito Obrigada por trazer meu Pai mais uma vez de volta!!!!

Beijos e fica com Deus,

Rachel Bruno

Rachel Bruno Siqueira disse...

As datas que estão nas casas estão erradas, 1917, segundo o Padrinho Saulo, que também ficou emocionado com as fotos.

As casas foram construídas em 1923.

A Igreja pode ser de 1917, não sei.

Abs,
Rachel Bruno

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG