1. Paradoxalmente, no mesmo ano da reeleição com amplíssima margem de votos do governador do PMDB-RJ, a eleição-2010 deu claros sinais de esgotamento e risco de desintegração do PMDB-RJ até 2014. O estilo relações-públicas do governador, seu líder mais importante, não leva à formação de quadros. Não tem sucessor, até porque seu vice não tem "punch" de campanha. Seu líder partidário e ex-presidente da ALERJ, provavelmente não terá o mesmo entusiasmo sem condução de máquina.
2. O PMDB, na região metropolitana, tem apenas a prefeitura de Queimados. Os grandes municípios estão com o PDT, PT, PR e até PSDB. Na capital, o PMDB é transgênico. Deputados federais orgânicos do PMDB só foram eleitos 3, e a bancada estadual foi reduzida em um terço. No norte, a força do PR se manteve. Nos maiores municípios das regiões Serrana e Sul, a presença do PMDB é pontual. O fenômeno conhecido na política como 'desgaste de material' está cada dia mais evidente.
3. Na prática, a lua de mel com o governo federal só trouxe benefícios ao PT. O PT -pré-Lula- havia desintegrado no Estado todo, incluindo a capital. O governador do PMDB adora um "pas de deux" com o PT, o que legitima seus atos e lhe dá um envoltório progressista. Mas quem avançou nesse balé foi o PT. Elegeu um senador que desponta como favorito em 2014. Elegeu a maior bancada orgânica de federais, com 5 deputados. E, como se sabe, é um ótimo parceiro no processo eleitoral, e depois governa..., com os seus.
4. Depois de uma queda eleitoral entre 2004 e 2006, os deputados evangélicos voltarão a ter uma enorme expressão no Estado, incluindo pela primeira vez a capital. Reelegeram seu senador. A esquerda light avançou com o PSOL nos bairros de "classe média" da capital, tanto com seu deputado federal -o mais votado na capital- quanto com seu estadual, segundo mais votado na capital. O DEM-PSDB, também na capital, com votação igual a do PSOL, ficaram como terceira força na eleição barômetro que é a de deputado federal.
5. As denúncias vazadas pelo PT-RJ sobre o PMDB-RJ, em órgãos federais e até estaduais, só fazem reforçar este processo no estilo..., muy amigos. Mas há tempo. Tempo para revitalização das forças políticas que foram debilitadas. E tempo para o desgaste dos vencedores. Estar no governo é sempre um risco. E o jogo é jogado. São muitos times em campo. E há tempo.
2 comentários:
Recebemos por e-mail:
Amiga Angeline
Tentamos incluir este comentário em seu blog, mas desta vez não conseguimos. Pedimos fazê-lo por nós.
Achamos muito engraçados esses papos sobre partidos no Brasil, ainda mais no RJ e na Cidade Maravilhosa.
A ditadura militar destruiu o sistema partidário embrionário que se desenvolvia no Brasil até 1964. Em seu lugar nos levou a este monstrengo que temos.
O que é PMDB, além de um grande saco de gatos de toda natureza, de acordo com as conveniências particulares de prentensos lideres e seus grupinhos. Sua grande diferença dos demais é que abriga até grupos antagônicos e que jamais se entedem. Tem inúmeras lideranças com caminhos particulares a cada uma e não se submetem umas as outras. Vencem umas e perdem outras, como acabamos de ver nas eleições de 2010. Não tem e não faz questão de ter unidade alguma. Uns fingem que manda e outros que obdecem. Os seus númros são meras fantasias.
Precisamos com urgência de um sistema partidário como existe nas principais democracias do mundo, que nos ofereça autênticos e respeitáveis lideres, pelo menos, nacionais. Até lá só resta engolir este purgante que ai está, com lideres de meia tijela, que, em geral, não lideram nada, como César Maia e outros bichos.
Abraços, saúde, Deus, paz e amor.
Luiz Carlos/MPmemória
Amigo Luiz Carlos, acho que falta é Ideologia, por isso concordo com o que voce fala: temos partidos políticos em excesso e nenhuma ideologia. Basta ver como se troca de partido a toda hora.
Ideologia não se troca; se acredita e Luta por ela até o fim, mesmo com riscos. Estão aí nossos grandes heróis e em Miracema os nossos Separatistas.
Precisamos de Homens ( no sentido amplo da palavra, incluindo aqui nós Mulheres também ) de brio, fibra, Ideal, Honestos e que tenhamos orgulho em nos Representar!!!!!!!!
Abraços,
Rachel Bruno
Postar um comentário