Foto: Sítio da Prefeitura Municipal de Miracema - www.miracema.rj.gov.br |
Quando falo em carnaval do interior, penso nos tempos em que as cidades se enchiam de turistas para curtir os melhores carnavais, com tranquilidade, segurança, muita animação e alegria. E os blocos, reunião de pessoas para brincar o carnaval, que em geral compunham música (sambas-blocos), enfeitavam caminhões, faziam fantasias ou uniformes, com a mais alta criatividade, eram, são e serão sempre a manifestação popular mais espontânea e a verdadeira alma dos carnavais interioranos.
Um grupo de amigos e conhecidos do bairro Rodagem se reuniu e criou um bloco, o Bloco do Barro, que desfilou pelas principais ruas da cidade no último dia da festa de Momo.
Integrande do Bloco do Barro em Miracema-RJ |
Esse sujeito esquisito na foto, todo sujo de barro branco, de chapelão, foi flagrado na Rua das Flores (Rua Cel. José Carlos Moreira), na terça-feira de carnaval, em Miracema, Centro Histórico. Segundo ele me disse, o barro já estava saindo porque chovia bastante e nem por isso a animação diminuiu.
No ano passado, saiu o Bloco do Carvão, esse ano não o vi nas ruas, mas em contraponto estava o Bloco do Barro (branco)...rs
É por aí! É você, Leandro? Nessa foto seria o leitor que reclamou do atraso na postagem das fotos?
Então, creio que é por aí que os carnavais do interior vão se potencializar e atrair turistas. Como disse no ano passado, lugar de bloco é na rua. Esse bloco, por exemplo, não competiu, não desfilou à noite. Seus integrantes queriam era brincar... e no meu entender essa competição é bacana, mas não exclui a necessidade do bloco fazer aquilo que lhe é mais peculiar: animar as ruas e o carnaval durante o dia.
Olha a figura toda enlamaçada de barro branco aí de novo...rs |
E é por isso mesmo, que tiro o chapéu para a turma da Rodagem, que improvisou e arrasou no carnaval 2011 com o Bloco do Barro Branco.
2 comentários:
Amiga Angeline
Esta história de melhor carnaval é um avaliação muito particular de cada um, como também do melhor time de futebol etc.
O que sempre se verificou e continua se verificando é que quem tem raízes muito vivas no interior e de lá teve que sair, aproveita a oportunidade para voltar à base, como dizem os políticos, mesmo porque lá é CBD (comem, bebem e dormem de graça), tornando o carnaval muito mais estimulando. O maior problema é o transporte.
Mas atualmente um boa parte dos que vivem no interior busca a mesma coisa e até fugir disto, indo para outro local.
Assim como muita gente saí do Rio para outras bandas, muita gente também chega ao Rio de outras bandas, também, em busca de carnaval e pagando bem para isto. Diz-se que o Rio recebeu no carnaval deste ano 800 000 turistas, inclusive de diversas partes do mundo. Para muitos foi o melhor carnaval do Mundo? Terá sido mesmo? Dizem outros que foi o de Salvador etc. etc. etc.
Parabéns pela bela cobertura dada ao carnaval de Miracema.
Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.
Luiz CARLOS,
A nível global o Rio de Janeiro e Salvador são tradicionalmente cidades que apresentam o melhor carnaval brasileiro e o Brasil é o país do carnaval rs.
Com relação ao carnaval do interior, os turistas a que me refiro, em geral, são pessoas que de lá saem e retornam para rever seus familiares e amigos e brincarem um carnaval tranquilamente, revendo pessoas q fazem parte de sua história.
O turismo nesse ponto refere-se a uma proporção cabível ao tamanho da cidade. Somente!
Nosso comentário foi no sentido de destacar pontos fortes do carnaval. Sem julgamentos.
Abs
Angeline Coimbra
Postar um comentário