Alunos expõem seus trabalhos artesanais feitos na escola |
A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Miracema desenvolve dois programas educacionais importantes para a formação sociocultural de centenas de alunos de 1ª a 5ª séries do ensino fundamental da Escola municipal Sônia do Amaral Torres. São eles: “Artesanato com Reciclados”, produzido, aplicado e supervisionado pela professora Cintia Lara Ribeiro Mercante, e “Sala de Leitura”, dirigido pela professora Luciene P. de Oliveira.
Professoras Cintia, à esquerda, e Luciene |
A professora Cintia Mercante entusiasma-se ao falar da participação dos alunos em seu programa de artesanato, que utiliza caixas de leite longa vida, embalagens de ovos, garrafas pet, sementes diversas, bandejas de isopor, retalhos de tecidos, jornais e revistas. Tudo isto recolhido nas residências de alunos e da própria professora, após usados, e levados para a sala do programa “Artesanato com Reciclados”, na Escola Sônia do Amaral Torres, onde são manuseados pelos alunos para a confecção de armadilhas de mosquitos (especialmente de Aedes aegypti), móbiles decorativos, bonecas, flores ornamentais, dobraduras do tipo origami), brinquedos, jogos educativos e bijuterias, entre outros artigos. O programa desenvolveu-se a tal ponto, que Cintia Mercante passou a publicar os trabalhos dos alunos em um blog (http://escolanaarte.blogspot.com) na internet.
Contar e ouvir histórias são ações de socialização dos alunos |
Já na “Sala de Leitura”, explicou a professora Luciene de Oliveira, os principais objetivos dos trabalhos ali realizados são despertar e estimular nos alunos o hábito de ler e escrever, para que possam opinar e argumentar diante de um assunto ou ponto de vista apresentado. “Brincar com palavras e frases, ouvir e contar histórias, elaborar uma produção realizada em conjunto, como os estudantes fazem aqui, são atividades que favorecerão o desenvolvimento de valores ao longo do nosso programa”, explicou Luciene de Oliveira.
A secretária municipal de Educação, Luciana Rodrigues de Moura Souza, afirmou que esses dois programas pioneiros da Escola Sônia do Amaral Torres “são mais uma demonstração clara do avanço do ensino ministrado na rede municipal e a ótima qualidade de todo o nosso professorado”.
Por sua vez, a diretora do colégio, Claudia Marques, disse que, apesar de 2011 ser apenas o segundo ano de funcionamento da Escola Municipal Sônia do Amaral Torres, “com ações de todos os nossos professores e demais funcionários e com programas como o Artesanato com Reciclados e o Sala de Leitura, nosso estabelecimento de ensino conquista, cada vez mais, a confiança da comunidade miracemense”.
Ascom Miracema-RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário