Arquivo VAGALUME

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Em defesa do pequeno produtor rural

Secretarias de Educação e Agricultura somam forças para ajudar o produtor familiar



As secretarias de Educação e Agricultura de Itaperuna estão unindo forças para ajudar o pequeno produtor a se organizar, de forma que eles possam comercializar seus produtos com a Secretaria de Educação. Em princípio, serão destinados 30% da verba da merenda escolar para compra de alimentos. Uma iniciativa que beneficiará inúmeras famílias que tiram o sustento da terra.
Em reunião na tarde de 28 de abril, realizada na Secretaria de Agricultura, o secretário Municipal de Educação José Luiz “Borracha” disponibilizou a frota de veículos da Secretaria para ajudar no escoamento da produção. “Nós vamos ajudar na logística de transporte. O prefeito Paulada está empenhado em resolver essa questão. O Paulada assumiu um compromisso social e tem lutado, trabalhado muito, para a cidade. Ele está bastante sensível com a causa dos produtores familiares”, destaca.
Para Rogério Garcia, técnico em Agropecuária da Secretaria de Agricultura, as maiores dificuldades já foram superadas. “A Secretaria de Agricultura está disponibilizando o local para centralizar as mercadorias e a Secretaria de Educação apoio logístico. Só falta definir a instituição para negociar, por que a negociação não pode ser feita diretamente com o produtor”, diz.
Com uma visão descentralizadora e praticando uma gestão moderna, o secretário “Borracha” demonstra que segue à risca a cartilha do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), e busca soluções democráticas e sociais para ajudar o homem da terra. “Nossa função não é só comprar, temos também um comprometimento social. Vamos ajudar vocês [produtores] a se organizarem. Se for preciso elaborar projetos ou criar uma cooperativa, nós vamos nos empenhar para que aconteça”, afirma.
Durante a reunião foram encontradas soluções para as maiores dificuldades, restando apenas alguns detalhes a serem ajustados, dentre eles, a definição da instituição que irá negociar com a Secretaria de Educação. A hipótese da criação de uma cooperativa também não foi descartada.
Ainda participaram da reunião o subsecretário de Educação Válber Meireles e Anderson Luiz, diretor Geral de Administração da Secretaria de Educação. (Decom Itaperuna-RJ)

Um comentário:

Rachel Bruno Siqueira disse...

Excelente iniciativa dos Itaperunenses quanto aos Pequenos Produtores Rurais, mas procurem os Engenheiros Agronomos Ana e Paulo, de Miracema, que estão desenvolvendo o Projeto PAIS, junto ao BNDES: Parceria com Agricultores - Secretaria de Agricultura - Prefeitura - Governo do Estado - Merenda Escolar - Galpão na cidade para venda do restante da Produção e dinheiro para o Produtor.

Quatro anos de assistencia tecnica e garantia da venda mensal do Produto e recebimento do dinheiro.

Os dois são EXCELENTES PROFISSIONAIS E TEM NOS DADO TODA A ASSISTENCIA NECESSARIA. Parabens aos dois!

Abraços e me convidem, pois sou GRANDE DEFENSORA DO PRODUTOR RURAL, COMO SENDO PARTE DESTA CLASSE TÃO ABANDONADA! Mas jamais desisto da LUTA POR MELHORIAS!

Rachel de Paula Bruno

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG