Créditos da fotografia: Blogue 'Acorda Magé' - acordamage.blogspot.com |
A criação de uma Frente Parlamentar de Apoio aos Ferroviários foi uma das sugestões apresentadas pela presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputada Myrian Rios (PDT), para auxiliar o setor. “Lutaremos por recursos para a área das ferrovias. Nossa malha ferroviária tem diminuído com o passar do tempo, pois alguns trechos têm sido abandonados. Devemos recuperá-la e reconhecer a sua importância”, frisou a parlamentar, nesta terça-feira (14/06), em audiência pública para falar sobre o desenvolvimento do turismo cultural ferroviário no estado.
Ouça na Rádio Alerj: http://radioalerj.posterous.com/comissao-quer-reativar-trens-turisticos
Segundo o presidente da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF), Antonio Pastori, R$ 73 milhões serão necessários para realizar o projeto que aumentará o fluxo turístico fluminense através dos trens, além de criar novos postos de trabalho e minimizar os índices de poluição e acidentes. “Queremos uma mudança na realidade de lugares com muito potencial, porém pouco explorados. Nossa meta é devolver à população o prazer de percorrer o mesmo caminho que o imperador fazia, e, com a chegada da Copa e das Olimpíadas, disponibilizar o trajeto de Petrópolis ao Maracanã sem atrasos”, explicou Pastori.
O presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos Culturais (ABOTTC), Sávio Neves Filho, informou que o Rio possui apenas sete trens em pleno funcionamento, contabilizando os de uso público e privado. O trem do Corcovado, que conta com quatro quilômetros de malha, é o que transporta o maior número de passageiros: cerca de 600 mil pessoas o visitam por ano. O subsecretário de Estado de Turismo, Audir Santana, lamentou a atual situação do sistema ferroviário e se mostrou determinado a lutar por políticas públicas que revertam esse quadro.
Durante o encontro, também foram tratados temas como a revitalização da Estrada de Ferro Barão de Mauá, primeira ferrovia a ser estabelecida no Brasil (ligava o Porto de Mauá a Fragoso), e o seu prolongamento, a Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará, desativada em 1964 (fazia a Barão de Mauá chegar a Petrópolis).
Benemérita
Ao final do encontro, a deputada Myrian Rios recebeu, em consideração às suas iniciativas como presidente da comissão, o Título de Grande Benemérita da Sociedade Memorial Visconde de Mauá. Entre as iniciativas da deputada está a criação de um projeto de lei que institui no calendário do estado a data de 20 de abril como o Dia do Ferroviário. A homenagem foi concedida por Eduardo André e Francisca Chaves, tetraneto e trineta de Visconde de Mauá.
Estiveram presentes na reunião os deputados Pedro Fernandes (PMDB) e Comte Bittencourt (PPS); o coordenador do Ponto de Cultura Barão de Mauá, Victor José Ferreira; e o presidente de Engenharia da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, Hélio Suêvo Rodrigues.
(texto de Natash Nunes)
Pedro Motta Lima
Diretoria de Comunicação Social da Alerj
Um comentário:
Amiga Angeline
Que ótimo a política voltar a se interressar por ferrovias no Brasil.
Embora muito necessário e importante o interesse pelas ferrovias turísticas ao Rio, esperamos que não fique só nelas.
Também é muito bom que se respeite a histópria ferroviária: nunca existiu a E. F. Barão de Mauá, mas sim a E. F. de Petrópolis.
A Grão-Pará não foi um empreendimento para dar continuidade à Petrópolis, mas sim para ligar o Rio a Petrópolis, através do subúrbio.
O dia 30/04, quando em 1854, a Petrópolis, primeira ferrovia do Brasil foi aberto ao tráfego público, certamente é da ferrovia e não do ferroviário.
Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.
Postar um comentário