Casa onde residia o Sr. Cícero e onde foi encontrado morto. Rua Mattoso Maia, s/n, Centro histórico de Miracema-RJ. Foto: Nélson Barros, Jornal Dois Estados. www.doisestados.com.br |
Hoje abri a página do jornal "Dois Estados" e fiquei chocada. Minha terra natal, Miracema, sempre foi lugar de paz e harmonia. Nos últimos tempos tenho ouvido histórias de assaltos a residências, drogas etc. Culminou com a notícia triste e chocante de hoje.
Morreu com 7 facadas no pescoço o Sr. Cícero Guimarães Bastos, de 76 anos, de família conhecida na cidade, trabalhador e pacífico. Nunca tomei conhecimento de qualquer agressividade do Sr. Cícero, o que me faz crer que foi uma barbárie, de alguém sem espírito de cidadania, desumano, um verdadeiro animal feroz que está solto e oferece risco a toda sociedade. O Sr. Cícero, conhecido por alguns como Cícero da Sinuca, com certeza terá lugar especial em qualquer lugar que ele esteja, porque sempre foi pessoa de bem, pacífica e certamente não merecia essa morte tão trágica.
Que as autoridades públicas consigam fazer valer suas competências e responsabilidades para que esse tipo de notícia não se repita. Sobretudo porque a população vem se mostrando acuada, amedrontada com as atrocidades que estão sendo divulgadas. É certo que até assaltos a residências, coisa rara na cidade, virou fato habitual.
O Sr. Cícero, para quem não o conhecia (coisa difícil), deixará saudade. Todas as noites proseava com os amigos em frente a Igreja Matriz, sentadinho no banco da praça Ary Parreiras, Centro Histórico da cidade. Era filho do Sr. Ocário da Silva Bastos, cidadão que hoje muitos não devem lembrar, eu sequer o conheci, mas fui criada sabendo que era pessoa benemérita da cidade, se não me engano foi homenageado com nome de rua. E teve vários irmãos, os mais conhecidos talvez, eram o Sr. José Guimarães Bastos, mais conhecido por Sr. Juca Vidraceiro, e o Sr. Durval, pessoas de bem, trabalhadoras e respeitadas por todos. Como o pai também, Sr. Juca foi homenageado com nome de rua. Sr. Cícero, segundo os mais antigos, junto com amigos, como Ciro Siqueira, foi grande jogador de futebol em Miracema.
Aos familiares transmito o meu abraço e os sentimentos de pesar por essa trágica ocorrência.
7 comentários:
O meu abraço de solidariedade a toda a Familia, em especial ao Marquinho e o Jose da Vidraçaria, que conheço mais.
Que Deus lhes de força para enfrentar tamanho golpe e tenham certeza que Sr. Cícero ja esta muito bem acompanhado em um lugar muito especial; suas lembranças gostosas diarias lhes mostrarão que continua vivo entre sua Familia e Amigos e de onde esta, com certeza estara cuidando de todos que ficaram sentindo sua saudade eterna e que depois se transformara em um sentimento maior, pelos exemplos deixados e as historias Vividas junto a todos.
Abraços,
Rachel Bruno
Angeline, importante seu Comentario e o do Jornal Dois Estados: O que esta acontecendo com nossa Miracema, nosso interior, antes tão tranquilo de se viver?
Minha Mae, 88 anos ( 89 em agosto ), passou por situação terrivel nesta 3ª-feira, dia 14/06, quando sai dai e fui para o Rio. Poucos minutos antes de descer do onibus no Rio, recebeu um telefonema dizendo que haviam me sequestrado, pedindo dinheiro, me colocaram chorando e falando para ela pagar que iriam me matar etc......( e ela jura que a voz era a minha e o choro idem... ) Gritava para não fazerem isto que iria arrumar o dinheiro etc.... ( 4 stents no coração e 2 nas pernas e Cardiologista marcado para aquele dia, pois deu alteração em seu exame recente )e, segundo ela, foram 30 min. de agonia ( mas deve ter sido bem menos; o desespero e que foi muito grande a ponto dos vizinhos escutarem seus gritos ao telefone e correrem para ver o que era ).
Lia, minha irma, ligou para meu celular e eu estava descendo do onibus e liguei para tranquilizar minha Mae, que, mesmo assim não queria acreditar.
Passei meu dia no Rio tendo que ligar dando noticias minhas para ela e ate quando cheguei aqui em casa, onde moro atualmente.
A Policia agiu rapido e disse que foram 6 casos no mesmo dia em Miracema. Em Paraiso do Tobias ja fizeram a mesma coisa e teve gente que ate fez o deposito!
Em que mundo estamos? Como nos proteger? Onde viver em Paz e Segurança?
Onde estao os DIREITOS HUMANOS de nos VITIMAS? O QUE ESTAO FAZENDO POR NOS? Enjaulando-nos em nossas proprias residencias e nos adoecendo... Mas BANDIDO TEM TODOS OS PRIVILEGIOS, incluindo 1ª PAGINA DE JORNAIS E CARA ESCONDIDA, CHORO " ARREPENDIDO ", " ...COMPRAR LEITE PARA O FILHO... "
So muita LUTA E PUNIÇAO ( verem todos, desde CRIANÇAS, que o CRIME NAO COMPENSA, desde os do "...COLARINHO BRANCO " ), numa mudança de VALORES E ESTRUTURAÇAO DE PERSONALIDADE ONDE O BEM ESTEJA ACIMA DO MAL E QUE LIMITE/LEI E PARA TODOS, ERROU, TEM QUE PAGAR ETC....
VALORES HUMANOSSSSSSSSSSSSSSSSS!
Abraços e não desistamos da FAMILIA - EDUCAÇÃO - SOCIEDADE - CIDADANIA - ETICA - CONHECIMENTO DA PUNIÇAO SEVERA ATRAVES DO CUMPRIMENTO REAL DAS LEIS!
Rachel Bruno
Rachel:
Meu pai há alguns meses também recebeu uma ligação dessas, com alguém se identificando como sobrinho dele, dizendo q o carro estava com defeito em Itaocara e que precisava de dinheiro. A vizinha, que é muita amiga dele e atenciosa, foi quem o acalmou dizendo q outras pessoas teriam recebido o mesmo tipo de ligação.
A situação é complicada!
Rachel:
Pena é que essa tragédia ocorrido com o Sr. Cícero não é fato isolado. Houve caso parecido com um sr. da família Pestana, falecido de forma trágica, com mais de 50 facadas. Está virando corriqueiro...
Angeline,
Acredito que está faltando um pouco mais de coesão entre o nosso Judiciário com a Polícia. A Polícia de Miracema faz um excelente trabalho, mas infelizmente o nosso Judiciário... passados alguns dias os vagabundos estão novamente em liberdade.
Não sei onde vamos parar com tanta violência, furtos, mortes, drogas... e parece que não há solução.
Hugo Fernandes
O Otto me avisou sobre o fato no Facebook, fui no 2 Estados e vi Cicero da Sinuca e não me lembrei dele. Depois o Otto me explicou quem era, irmão do Juca e do Durval, que jogou futebol conosco no Esportivo...
Realmente é lamentável...
Mas a violência não é restrita a Miracema... Em todo lugar está assim... Nem espanta mais... Assim como não espanta a notícia que vem logo abaixo da reportagem citada...
Abração !!!
GilSOM, então, meu pai foi quem me relatou a atuação do Sr. Cícero como jogador de futebol. Conheci o Sr. Cícero, o chamo de sr, porque era assim que me dirigia a ele. Um homem trabalhador, de bem, pacato e que não merecia um fim tão trágico. Essa coisa de invasão de domicílio está ficando insuportável, numa cidade que sempre foi, como diria Evandro Mesquita, da Blitz:"uma pequena e pacata cidade".
Vamos torcer para que o crime seja apurado e o culpado seja punido!
Postar um comentário