Arquivo VAGALUME

quarta-feira, 8 de junho de 2011

SURGE UMA ESPERANÇA PARA O MACACO BUGIO (LAJE DO MURIAÉ - ITAPERUNA-RJ)

O secretário de meio ambiente de Itaperuna, Flávio Lemos, fez dois vídeos da visita ao macaco bugio, que está entre Laje do Muriaé e Itaperuna. Através da professora Nandyara, como já relatamos, alguns órgãos e pessoas responsáveis estão sendo acionados a fim de que consigam retirar o bugio da beira da estrada, onde está sendo alimentado pelos cidadãos, e seja levado para junto de seu bando.  O local oferece sério risco à integridade física do animal silvestre, por estar próximo a uma rodovia movimentada.
O blogue que a professora cita é o Blogue "Outra Revista", que através da Elizabeth Vitória Rezende, contactou pessoalmente o secretário Flávio Lemos. Depois este blogue conseguiu acesso ao secretário Flávio Lemos através do secretário de Niterói, Fernando Guida (PV).
No segundo vídeo a professora Nandyara, de Laje do Muriaé, que foi quem chamou a atenção das autoridades sobre a situação do macaco bugio, relata todas as ocorrências e tentativas de encontrar uma solução para o caso, até agora sem sucesso. Nandyara afirma com tristeza que o Noroeste fluminense não tem um órgão capaz de cuidar e atender às necessidades dos animais silvestres.




O secretário Flávio Lemos acionou o biólogo e diretor da Faculdade Redentor de Itaperuna, mas ainda não foi possível levar o bugio para o local adequado e de forma legal. Outro profissional do INEA foi acionado por um miracemense, a pedido do nosso blogue, mas até o momento nada foi feito. O INEA é um órgão de fiscalização e é preciso que a ação seja tomada com cautela e seja adequada e legal. 
A Professora Nandyara, de Laje do Muriaé, nos comunicou hoje que a bióloga do INEA, de Pádua, Flávia Company, interessou-se pelo problema e agora resta a esperança de que seja encontrado o caminho.
Estamos na semana do Meio Ambiente e esse caso serve para registrar como a nossa sociedade ainda precisa evoluir. Vejam quanto tempo para dar segurança a um animal, que tem sua existência ameaçada.

No Youtube, Flávio Lemos faz um apelo:

Em conjunto com a Prof. Nandyara, o Prof. Marcos Tomé da Fac. Redentor, Saulo da Servet, Angeline Coimbra do blogovagalume, estamos tentando resgatar este macaco bugio e reinseri-lo em seu bando. O macaco está na município de Itaperuna Quem puder divugar e ajudar será muito importante para nós. Flavio LEMOS - Secr. de Meio Ambiente de ITAPERUNA)

2 comentários:

Rachel Bruno Siqueira disse...

Angeline e demais Leitores, nos 3 irmãos que temos mata e o Dr. Roberto Ventura e que somos GRANDES PRESERVADORES DO MEIO AMBIENTE E DOS QUE NELE E DELE VIVEM, temos varios MACACOS BUGIOS nesta. Eu mesma ja aumentei minha mata em um alqueire, mais ou menos, em arvores frutiferas mais no alto para que não se aproximassem tanto das casas, pois são presas faceis para os cães ja que são lerdos no chão. Lia tambem planta sempre mamoeiros em volta da mata, em sua parte, para trata-los longe dos cães.

Ao todo, comprei do Horto de Miracema e da Universidade Federal de Viçosa ha alguns anos, mais de 350 arvores, em sua maioria FRUTIFERAS, e plantei por minha livre iniciativa, deixando as demais nativas tambem crescerem e formarem uma mata mais fechada nesta area, dando continuidade a mata ja existente abaixo, que nosso saudoso Pai nos deixou, junto com nossa Mãe, ainda conosco, com a graça de Deus.

Achei muito importante a informação e o destaque que o BLOG O VAGALUME tem dado a este assunto tão importante; mas penso que se dependermos e/ou ficarmos esperando alguma Providencia dos Orgãos Publicos somente, é tanta burocracia, que os BUGIOS serão extintos e nada tera sido feito por eles e/ou por outros animais e o Meio Ambiente.

Mesmo o MEIO AMBIENTE " PARECENDO SER " Assunto de SUMA IMPORTANCIA A NIVEL MUNDIAL, basta ver os ultimos acontecimentos na votação dos CONGRESSISTAS, " DOUTORES NO ASSUNTO MEIO AMBIENTE MUNDIAL - AMAZONIA É NOSSA ETC.........." ha poucos dias... Estou ate agora me recusando a acreditar em tamanha incoerencia... para não dizer " insanidade " ou outra palavra que me e ate dificil de ser encontrada em qualquer Dicionario...

Resumindo:

Cabe a CADA UM DE NOS, CIDADÃOS, FAZERMOS O QUE TIVER AO NOSSO ALCANCE; SEM ESPERANÇA DE AJUDA E/OU PROVIDENCIA RAPIDA DOS GOVERNANTES. É a famosa frase: " DE QUEM É A BOLA?...." Ninguem pega-a e segura-a para si. Quando bate nas mãos de alguem ja " repica " para outras mãos e assim vai............e DE NINGUEM É A BOLA! Leiam este texto.

Abraços e Vamos contribuir com nossa Parte, alem de COBRAR dos nossos GOVERNANTES, pois quem lhes paga seus salarios somos NÓS, ATRAVES DOS IMPOSTOS QUE PAGAMOS EM DIA, MUIIIIIIIITOS,
Rachel de Paula Bruno

Rachel Bruno Siqueira disse...

Angeline, estava sem som e somente agora ouvi a reportagem completa com o Secretario de Itaperuna e a Professora.
Uma opção seria consultar a Dra. Lia Marcia de Paula Bruno, Medica Veterinaria, minha irmã, citada por mim no comentario que fiz, pois e bem conhecedora dos Macacos e talvez tivesse algum meio de fazer alguma coisa por ele, o " Chico ". Seu tel. do trabalho, LABORATORIO DE BIOLOGIA ANIMAL DA PESAGRO-SECRETARIA ESTADUAL DE AGRICULTURA DO RJ: 22-3852-1040.
Como e um so, penso que possa ser o caso que acho ja ter contado aqui sobre os BUGIOS: Vivem em Bandos e, quando alcançam determinada idade, um Macaco mais NOVO disputa a CHEFIA do Bando com o mais VELHO, que ate então era o CHEFE. Eles entram em luta corporal e quem perder sera obrigado a ABANDONAR O BANDO e viver SOZINHO ou ser aceito por outro Bando. Papai dizia que normalmente o mais velho era quem perdia, abandonava o bando e morria isolado; muitas vezes ate de solidão e/ou fome, velhice, não ter como buscar seu alimento etc......
É a LEI DA MÃE NATUREZA!
Ja encontramos muitos craneos destes BUGIOS la na nossa Mata e ja vimos varias vezes os " ISOLADOS DO BANDO ", desde quando eramos crianças e faziamos incursões pela Mata com Papai a nos mostrar seus Misterios e ENSINAR A RESPEITAR A NATUREZA E TER CUIDADO AO ANDAR EM SEU MEIO, protegendo-nos dos animais perigosos e traiçoeiros, como Cobras e Aranhas Venenosas...
Este Bugio, como bem disse a Professora, ele precisa ser examinado, ate para ver sua idade e saber o motivo de estar so, se não foi disputa por CHEFIA DE ALGUM BANDO e encontrou Pessoas tão caridosas, Humanas que o acolheram com tanto Amor e muito Alimento e se tem condições de ser levado de volta ao Bando, que TEM QUE ACEITA-LO, senão não fica: o Bando e quem decide, não as pessoas.
Os BUGIOS são bem ariscos: a qualquer aproximação humana jogam fezes e urina, alem de fugirem com muita rapidez se estão nas arvores.
Mandei Carta para O GLOBO e outros Orgãos.

Rachel de Paula Bruno

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG