Arquivo VAGALUME

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Prefeito de Teresópolis, Jorge Mário, é cassado por unanimidade

Teresópolis viveu neste 1 de novembro de 2011 um momento histórico.

O prefeito municipal, Jorge Mário Sedlacek, eleito por cerca de 42 mil votos no pleito de 2008, foi cassado, por unanimidade, pela Câmara dos Vereadores. O movimento pela cassação de Jorge Mário começou no início deste ano (logo após a catástrofe que assolou a cidade) quando, ao serem detectados indícios e suspeitas de diversas irregularidades, a Sociedade Civil se mobilizou em prol da moralidade, da legalidade e da transparência dos gastos e atos públicos.
Mais de 30 entidades, dentre elas o Movimento Nossa Teresópolis, se uniram pela causa da cidade, levando milhares de pessoas às ruas e desatando o nó preso em suas gargantas através do grito pela justiça.
No dia 12 de abril, Teresópolis disse CHEGA!, mas somente no dia 2 de agosto os vereadores pediram o afastamento de JM - já expulso pelo PT, partido que o elegeu - por 90 dias, tempo esse em que a Comissão Processante instaurada averiguaria as denúncias.
Neste 1 de novembro a ansiedade da população chegou ao fim e sua vontade se fez prevalecer. 12 votos, nominais e abertos foram favoráveis à cassação político-administrativa de JM. O relatório da Comissão Processante imputa a JM, dentre outras acusações, a responsabilidade pela contratação irregular do advogado André Kozlowiski, a recusa em comparecer à oitiva da CPI, a negativa de fornecimento de documento e conduta incompatível com o decoro parlamentar.
Ainda recaem sobre JM as suspeitas de envolvimento num suposto esquema de corrupção, fraude do Diário Oficial do Estado e pagamento de propina que operava na prefeitura de Teresópolis.
Esta terça-feira (1 de novembro) entrará para a história, não apenas pela cassação de um prefeito, mas pela vitória de um povo.
Sem dúvida que todo esse processo tem sido muito sofrido, doloroso para as pessoas de bem de Teresópolis. Mas certamente é uma dor necessária ao crescimento e fortalecimento de uma consciência cidadã, democrática e, acima de tudo, participativa.
Agora começa uma nova etapa e a sua evolução irá depender da atitude de cada cidadão.

Do Movimento Nossa Teresópolis, divulgado na Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis.

7 comentários:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amiga Angeline

É uma lástima ver a podridão governamental em todos os seus níveis e pelo Brasil a fora.

Diz que gastamos mais 80 bilhões de reais dos impostos para sustentar a bandidagem na adminstração pública.

O quato isto ajudará na saúde, edução, no transporte etc.

Mas temos que ficar gastando tempo e paciência só com os casos que a TV nos traz ao conhecimento. Quanto representam no total?

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.

AngelMira disse...

Luiz Carlos,
O melhor caminho para isso creio que seja a luta pela transparência e o controle social. Para isso a CGU está promovendo a 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social (CONSOCIAL). O que deveria ocorrer a nível municipal, estadual e nacional. Ocorre que a maioria dos municípios não se mobiliza e a sociedade só em centro maiores se mobiliza.
Até dezembro poderão haver também conferências livres, de grupos, estudantes, instituições, onde as sugestões e ideias deverão ser enviadas para a nacional diretamente.
Precisamos acreditar e lutar por isso.

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amiga Angeline

Tudo que se possa fazer para impedir este crime é de se aplaudir, mas até agora nã foi capaz nem de estagná-lo.

Veja que ministérios foram transformados em antros de quadrilhas comandos por seus maiores dirigentes.

Dezenas já foram cospidos fora, mas nenhum enquadro nas leis.

Isto pura e simplesmente é muito pouco. É como na bandidagem privada. Prede-se ou mesmo mata-se um chefão e em poucas horas outro assume suas funções e o crime continua, não raro com ausadia maior.

O que já se provou com investigações respeitáveis quanto as acusações a repeito dos Ministérios, cujas cabeças cairam?

Se há corruptos cadê os corruptores?

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.

AngelMira disse...

Luiz Carlos,
A corrupção não é nova no cenário, existe e é mais antiga do que podemos imaginar. Portanto, se a sociedade não acreditar, não lutar com as ferramentas existentes, é melhor desligar a tevê e deixar rolar.
Por isso digo que precisamos acreditar na luta pela transparência e pelo controle social.

J.M.Aquino disse...

Pois é, Angeline, precisamos acreditar e lutar por isso, mas, pelo jeito, com mais fervor, vontade, raiva mesmo. Por que, mesmo nos casos em que os safados perdem o cargo - muitos acabam voltando nos braços da Justiça -, sejam processados, coisa e tal, menos de 0,02% vão de fato para a cadeia. E nunca devolvem o dinheiro roubado, no caso, de um povo que sofreu e continua sofrendo....Ulisses Guimarães disse que, infelizmente, cadeia no Brasil é só para os três "ps" - pobres, pretos e prostitutas. Precisamos exigir um quarto "p". Abração

AngelMira disse...

Com certeza, Zé Maria! É com raiva mesmo... A coisa é feia! E prisão... vc disse tudo.

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Caro José Maria

Tem toda razão, mas o pior ainda é quando volta consagrado pelo voto popular. Quantos estão hoje no Senado e nas câmaras e muitos com pomba até de presidente. São tantos que prefrimos não nos nomeá-los.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG