Arquivo VAGALUME

sexta-feira, 22 de julho de 2011

LEI CRIA PROGRAMA DE APOIO À RECUPERAÇÃO DE DEPENDENTE QUÍMICO NO RIO

Agora é lei: o Estado do Rio terá um Programa de Apoio à Recuperação do Dependente Químico, que funcionará no âmbito da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos e vai apoiar entidades que atuem na recuperação de usuários de drogas, com o objetivo de ampliar a rede de atendimento. O programa foi instituído pela Lei 6.011/11, publicada no Diário Oficial do Poder Executivo desta quinta-feira (21/07). Assinada pelos deputados Edson Albertassi e Rafael Picciani, ambos do PMDB, Claise Maria Zito (PSDB) e Márcio Pacheco (PSC), a norma prevê que entidades religiosas e da sociedade civil sem fins lucrativos que atuam na recuperação de dependentes químicos recebam recursos da Secretaria de Saúde e do Fundo Estadual de Saúde (FES).


Um dos autores da proposta, Albertassi informou, na ocasião da aprovação do projeto, que o programa deverá ampliar o número de leitos para o atendimento de dependentes químicos dos atuais 270 para mais de 2 mil vagas. A norma estabelece que as parcerias poderão ser realizadas diretamente entre as entidades e o estado, ou ainda com a intermediação dos municípios, e que os repasses financeiros serão escalonados de acordo com o porte das entidades e as características dos municípios em que se localizam. Poderão receber apoio do estado entidades que prestem serviços de atenção e reinserção social de usuários de drogas através de clínicas ou casas e comunidades terapêuticas.
O Poder Executivo terá um prazo de 120 dias para regulamentar e operacionalizar o programa.

(texto de André Coelho)
Pedro Motta Lima
Diretoria de Comunicação Social da Alerj

Um comentário:

Rachel Bruno Siqueira disse...

Angeline, ja existe Lei bem antiga, so não sei sua abrangencia por Estado, mas e a nivel Federal, quanto a Criaçao de Clinicas Multidisciplinares Especializadas em Dependencia Quimica; aqui incluindo Alcool, Fumo, Jogos, Anfetaminas e Demais Drogas mais Pesadas.

So não e cumprida.

A Ressocialização esta incluida neste Programa, dai o nome MULTIDISCIPLINAR:Medicos de varias Especialidades, Psicologos, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Professores de Educação Fisica, Natação e outros Esportes ( este e um grande aliado na recuperação/ocupação/desintoxicação, alem das medicações e os outros tratamentos e acompanhamentos PARALELOS ), alem de outras Especialidades, como Pintura, Artesanato etc..; Fonoaudiologos e Psicomotricistas ( os danos Neurologicos são grandes e muitos precisam de tratamento especializado ) , Recreadores etc... alem de um Local adequado, Espaçoso, para Complementação do Tratamento com Atividades Fisicas; onde os Internos não se sintam " Prisioneiros " e sim " RECOMEÇANDO UMA NOVA VIDA. "
Aqui tambem o APOIO FAMILIAR e importantissimo e a Força de Vontade do Dependente.
O Tratamento e carissimo e para toda a VIDA, pois não existe CURA e sim o Retorno as atividades Normais, dependendo do Grau da " Doença " ( para a OMS e uma Doença reconhecida mundialmente ha muiiiiiitos anos, so não e divulgada, pois quebraria a Previdencia Social... ), mas com Tratamento Externo Diario, tipo o AA.
Lei e feita a vontade; o que interessa e ser colocada na PRATICA E FORNECIDOS TODOS OS PRE-REQUISITOS, INCLUINDO TODA A MEDICAÇÃO DIARIA, que e muita e cara.
Vamos torcer para funcionar, pois e uma tristeza imensa ficar IMPOTENTE diante de tanto SOFRIMENTO!
Abraços e bom sabado, mesmo com chuva,
Rachel Bruno

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG