Arquivo VAGALUME

quarta-feira, 6 de julho de 2011

LM VOLUME IX: CAPÍTULO "RIBEIRÃO SANTO ANTÔNIO

RIBEIRÃO SANTO ANTÔNIO



Este capítulo abre o Volume IX de Logradouros de Miracema, recém lançado, contando um pouco sobre este primitivo caminho, desde os índios Puris, razão de ser da outrora Santo Antônio dos Brotos, que a atravessa de Norte a Sul, dividindo-a em duas bandas e desembocando no Rio Pomba, no Município de Santo Antônio de Pádua, RJ, este rio afluente do notável Rio Paraíba do Sul.
Um pequeno curso d´água, com muitas nascentes e de muita importância aos que vivem em sua acolhedora e fértil bacia hidrográfica, de notável memória, não só a eles, mas também aos seus antecessores, como se pode ver do conteúdo do capítulo. Merecedor de avultado livro e não apenas de 39 páginas de LM.
Reúne variados depoimentos e opiniões, desde os tempos nos quais era saudável, servia ao abastecimento de água potável, apresentava-se viscoso e banhável, em pleno centro histórico de Miracema, com proposições para despoluí-lo e voltar a ser o que foi. LM sugere que seja canalizado a céu aberto e suas margens transformadas em alamedas bem arborizadas, quiçá de Ipê, em toda área do perímetro urbano, criando-se assim um majestoso e valorizadíssimo logradouro, ficando de frente e não mais de costas, com suas 14 pontes urbanas.
Não conseguimos apurar quando e como surgiu sua santa e popularíssima denominação cristã. Santo Antônio é muitíssimo louvado no noroeste fluminense, inclusive designou o desabrochar do povoado, dá nome à sua paróquia e nomeou diversos outros locais. Sobre ele, LM falará especificamente no capítulo da Rua Santo Antônio. E qual seria a dos Puris, os primitivos habitantes da região, que deixaram descendentes miracemenses e aos quais LM dedicou um capítulo no Volume III?
Conta com contribuições, que muito agradecemos, de:

· Adilson Picanço Dutra (Penacho); Angeline Coimbra (1972); 6ª. Agência Regional da Fundação SERLA;   Antônio Raymundo Magalhães Siqueira (MUNDINHO); Blog MIRACEMA-RJ; Blog O Vagalume (2009); Cremilda Azevedo Tostes; Ermenegildo Sollon; Getúlio Bretas; Glória Maria da Conceição Freire Vargas de Oliveira; Hélcio Granato Menezes (1950); Hércules Sales Padilha; JDE – Jornal do Estado (1985); José Erasmo Tostes (1931); José Frederico Magalhães Siqueira (Fred) (1942); José Souto Tostes (1970); Juliana Ribeiro Rodrigues; Liberdade Expressão; Luiz Carlos Martins Pinheiro(1930); Marcelino Alvim Tostes(Marcelinho) (?/2009); Marcelino Tostes Padilha Neto; Nelson Barros; O Porta-Voz; Rachel Bruno Siqueira (1956); Ricarda Maria Leal Alvim (Tia Ricarda) (1936); e Toninho Albino.

Está à disposição de qualquer interessado na Edição Eletrônica, grátis pela Internet. Pedido mpmemoria@yahoo.com.br. Por favor, se o seu pedido ainda não foi atendido reitere-o.

Muito obrigado pela divulgação que possa dar a esta mensagem.

Luiz Carlos/MPmemória
Coordenador da obra literária "Logradouros de Miracema".

Clique aqui e acesse o capítulo "Ribeirão Santo Antônio" do volume IX de "Logradouros de Miracema".

2 comentários:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amiga Angeline

Agradecemos muito por mais esta importante contribuição a LM.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.

Rachel Bruno Siqueira disse...

Amigos Angeline e Luiz Carlos, Obrigada a 1ª pela Divulgação de tão importante Obra e ao 2º, meus Agradecimentos do fundo do Coração por dar Continuidade a Nossa Historia, mesmo não sendo Miracemense de sangue; mas de CORAÇÃO E MENTE, pois não deixa de pensar em NOSSA TERRA ( de uns Anos para cá, SUA TAMBÉM, CIDADÃO MIRACEMENSE, além de CORAÇÃO MIRACEMENSE ) um dia sequer, ao ficar em frente ao Computador pesquisando e escrevendo coisas " deliciosas ", mesmo colhidas em seus " papos " via internet ou nos encontros com os Amigos; que nos levam a um passado ate que não vivemos; mas que nos foram contados por nossos Avos, Pais e ate vividos por nos mesmos quando " crianças pequenas lá em Miracema..." rsrsrsrs
Sabia, Luiz Carlos, que, como criança e do sexo feminino, meus Pais não deixavam minha irmã, Lia Marcia,e eu, sairmos sozinhas para lugar nenhum sem os dois juntos. O Ribeirão Santo Antonio era tão limpo ( meu saudoso Pai era muito cuidadoso em relação a isto também ), que tinha na Usina de Açúcar uma Represa imensa, onde ia muita gente nadar, se refrescar, brincar em suas límpidas águas.
Meus Pais levavam nós duas e nossos dois irmãos, Antonio Marcio e Carlos Heitor. Ficavam vigiando, pois tinha uma área mais profunda e muita gente " desconhecida " e ninguém " podia tocar em suas duas filhas ou ate se aproximar "...rsrsrs . Fomos criadas como se era na época, " né "?
Nos fundos da casa da minha Avó Paterna, Zulmira Moreira Bruno, e Dindinha Áurea, onde ficava o famoso IPÊ AMARELO, pescavamos no Ribeirão e brincavamos de jogar pedrinhas em seu leito cristalino, onde viamos os peixes nadando...
Depois vieram as redes de esgoto, casas construidas praticamente dentro de seu leito, povo mal educado ambientalmente, jogando tudo janela e quintal afora, como se este fosse a LIXEIRA do Municipio... e nosso Ribeirão morreu... e vieram os Mosquitos...
Parabéns, Luiz Carlos, siga em frente e, se puder ajudar, conte comigo sempre.
Que Deus continue iluminando-o e protegendo-o sempre! Paz e Bem! ( de São Francisco, protetor da Natureza e dos Animais )
Beijinhos no Coração de voces dois,
Rachel de Paula Bruno

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG