Através da leitora vagalume Rachel de Paula Bruno, o blogue contatou a engenheira agronôma Ana Cristina Bittar para uma entrevista com a finalidade de divulgar e conhecer melhor o projeto denominado PAIS. O objetivo da entrevista é divulgar e trazer para o conhecimento dos nossos leitores o trabalho daqueles que quase nunca aparecem, apesar de realizarem um trabalho fundamental para o município, para a sociedade miracemense e para o desenvolvimento regional.
Ana Cristina Bittar, 37 anos, é natural do Rio de Janeiro, formou-se em Engenheira Agrônoma pela UFRRJ. Casada com o também Engenheiro Agrônomo Paulo Sérgio, mãe de duas meninas, mora em Miracema-RJ há nove anos. Morou na cidade de Petrópolis onde trabalhou com olericultura e orquídeas por dois anos, antes de ser concursada para a Prefeitura de Miracema. Sempre trabalhou com base na agricultura orgânica e agroecologia.
Há seis anos é responsável pelo Horto Municipal de Miracema e atualmente conduz o projeto Hortas Comunitárias de Miracema - parceria da Secretaria de Agricultura com a Secrataria de Promoção Social, e também o PAIS em nosso município através do SEBRAE-RJ
Há seis anos é responsável pelo Horto Municipal de Miracema e atualmente conduz o projeto Hortas Comunitárias de Miracema - parceria da Secretaria de Agricultura com a Secrataria de Promoção Social, e também o PAIS em nosso município através do SEBRAE-RJ
BLOG: O que é o PAIS?
ANA BITTAR: A sigla PAIS significa Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, e é considerada uma "Tecnologia Social" pois foi desenvolvida, primeiramente, para dar condições de melhoria na qualidade alimentar da população rural carente, como forma de agricultura de subsistência. Já foi implantado em 19 estados e no Distrito Federal desde o ano de 2005.
Foi idealizado por um engenheiro agrônomo senegalês formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro chamado Aly Ndiane.
Atualmente conta como parceiros a fundação Banco do Brasil, o BNDES e o SEBRAE. E graças a estas parcerias, chegaram para a região noroeste 165 kits distribuídos para 15 agricultores por município (agricultores familiares) gratuitamente.
Para viabilizar a comercialização dos produtos, a equipe técnica está amarrando a produção à demanda levantada nas merendas escolares e para atender a uma feira semanal, visto que após a implantação do projeto, serão distribuídas barracas de feiras, uma para cada agricultor.
O único comprometimento, que o agricultor assume ao receber o kit, é a produção agroecológica, ou seja, totalmente orgânica, sem uso de defensivos ou adubos químicos.
Além da região noroeste outras regiões do estado do Rio também receberão os kits.
Outra particularidade é que os beneficiários terão assistência técnica garantida por dois anos, que além dos aspectos técnicos da agricultura agroecológica viabilizarão a regularização trabalhista-fundiária dos beneficiários, o que possibilitará acesso a créditos, talonário de notas e benefícios previdenciários. Desta forma pretende-se alcançar as diversas dimensões da sustentabilidade: AMBIENTAL, ECONÔMICO E SOCIAL.
Sebastião Firmo ("Cartucho") e filhos. Localidade: Moura. Foto: Ana Bittar. |
BLOG: Como funciona? Quem pode participar? O que deve fazer? A quem procurar em Miracema?
ANA BITTAR: Atualmente o grupo dos quinze beneficiários já está fechado e todos já receberam os kits e já implantaram as unidades. Estão portanto iniciando as suas produções efetivamente.
Cada kit é composto por: mourões de eucalipto tratado e tela galvanizada, suficientes para 400 metros quadrados de piquetes para as galinhas pastarem e um galineiro de 20 metros quadrados. Além disso conta também com uma caixa de 5.000 litros, equipamento de irrigação por gotejamento, 10 galinhas e 1 galo. A capacidade do piquete permite a criação de 100 aves. O kit conta também com um quintal agroecológico, que para os agricultores do noroeste foram fornecidas 50 mudas de frutas cítricas. Por fim, será disponibilizada uma barraca de feira para cada agricultor. Todo este material é disponibilizado ao agricultor a fundo perdido, bastando o mesmo ser enquadrado como beneficiário e comprometer-se com uma produção agroecológica, conforme esclarecido anteriormente.
Os beneficiários precisam preencher os seguinte requisitos: ser agricultor familiar com DAP (declaração de aptidão do PRONAF), ter contrato de parceria, arrendamento ou ser proprietário e ter o terreno de aproximadamente 5.000 metros quadrados planos ou semi-planos.
A expectativa é de que o projeto tenha ótimos resultados e grande procura de novos interessados que atendam a este perfil, o que poderá favorecer o investimento do governo federal com novos kits. Desta forma, quem se interessar pelo PAIS basta procurar a SEMAMDA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário) - no Horto Municipal e requisitar uma visita técnica. Teremos imensa satisfação em esclarecer e orientar.
Washington Oliveira e a esposa Alyne. Localidade: Venda das Flores. Foto: Ana Bittar. |
BLOG: Como tem sido o trabalho desses beneficiários? O resultado de sua produção é escoado localmente?
ANA BITTAR: Cada agricultor cuida da sua unidade, respeitando o manejo agroecológico, ou seja, sem uso de produtos químicos.
Paulo Sérgio Reserva. Localidade: Paraíso do Tobias. Foto: Ana Bittar. |
Para maiores esclarecimentos sobre o PAIS: a unidade é composta por um galinheiro posicionado no centro de uma horta que tem seus canteiros irrigados em formato circular, crescendo em volta do galinheiro. Este galinheiro tem comunicação com dois piquetes para as galinhas pastarem. Além disso temos um quintal agroecológico com 50 mudas de fruteiras (laranja, mexerica e limão).
O desenvolvimento do trabalho depende da mão de obra do agricultor, que conta com assistência técnica para orientações gerais.
O resultado de sua produção é escoado localmente?
Sim, atualmente onze dos quinze beneficiários estão fornecendo produtos para a merenda escolar do município. Além disso a previsão é de que no mês que vem cheguem as quinze barracas para feira.
Detalhe dos canteiros em formato circular com irrigação por gotejamento |
BLOG: E você atua diretamente no projeto?
ANA BITTAR: Sim... Cada município possui um técnico responsável, que é responsável pela seleção dos agricultores, distribuição dos kits e acompanhamento técnico. Em Miracema, sou a responsável, fazendo a ponte entre o SEBRAE e o agricultor. A próxima etapa é viabilizar junto à prefeitura um local apropriado à feira, com condições mínimas.
BLOG: Essa feira inclusive deverá ser muito benéfica não só para o produtor como para o município e região darem visibilidade aos produtos, não é verdade? Para finalizar, qual a mensagem que você gostaria de deixar para os miracemenses e leitores do blogue?
ANA BITTAR: Sim, é verdade. Acredito que a venda direta ao consumidor é fundamental para a atividade agrícola, além de ser um ponto de encontro entre agricultores, troca de experiências e saberes. Sempre achei que uma feira é um ponto cultural tanto quanto econômico. E a proposta é trazer a público a certeza de que a produção orgânica traz benefícios em muitos aspectos, tanto para o agricultor familiar, quanto para o consumidor.
Gostaria de dizer que estou muito contente em poder contribuir neste processo e que Miracema possui muitas riquezas no universo rural, tanto em termos de belezas naturais, quanto nos seres humanos que vivem da terra. Valorizar essas pessoas e suas histórias é contribuir para a permanência de homens e mulheres no campo, com dignidade e condições de prosperidade. Muitíssimo obrigada pela oportunidade!
5 comentários:
Cara Angeline,
Bela entrevista.
Que bom que você gostou, Pablo! Também gostei muito, foi uma grande oportunidade entrevistar uma profissional tão dedicada e envolvida com um programa de tamanha importância para o desenvolvimento sustentável de nossa terra.
Parabéns e obrigada, Angeline, pela sensibilidade a minha dica!
Dra. Ana, voce esta de Parabéns com seu excelente trabalho, sua dedicação, seu esforço diario, capacidade, Competencia,Persistencia...mesmo diante de tantas dificuldades pelas quais passou e passa para chegar aqui; sabendo que isto é so o começo e que ainda depende muito de outras Pessoas para que o PAIS continue CRESCENDO CADA VEZ MAIS, como em alguns Estados, onde os Governos Municipal e Estadual ESTÃO JUNTOS A VOCES, cumprindo a parte que lhes cabe; pois as dos outros, BNDES, BB E SEBRAE,INICIAIS, foram cumpridas conforme o CONTRATO.
O que puder ajudá-la, Dra. Ana, conte com meu total apoio. Esta maravilhoso seu Trabalho e o destas pessoas envolvidas. PARABÉNS a TODOS E SUCESSO EM SEUS NEGOCIOS!
Acreditem na AGRICULTURA E NA PECUÁRIA em nossa Região e em nossos PROFISSIONAIS, como Dra. Ana esta provando, Dr. Paulo idem, o pessoal do Sindicato Rural que promove excelentes Cursos em que preparam bem os " alunos " para exercitarem na Zona Rural tudo o que viram na Teoria e na Pratica.
Abraços a voces duas e aos 15 integrantes do PAIS,
Rachel Bruno
Não tenho muito o que dizer neste momento... só tenho a agradecer pela oportunidade de conviver um pouco mais com estes agricultores que com sua simplicidade e experiências de vida fazem de cada visita um prazer muito recompensante. Muita paz a todos!
Ana,
Agradeço muito sua gentileza em conceder uma entrevista ao blogue. O nosso intuito foi divulgar e levar informações a respeito desse grandioso trabalho para os miracemenses e interessados.
Creio que todos ficam felizes e conhecer a dedicação e o envolvimento seu e dos agricultores nesse projeto.
Parabéns a todos vocês e mais uma vez obrigada!
Postar um comentário