Primeiro Movimento no Cais (G&E diesel #7) |
Dia 09 de agosto foi um dia histórico para a AFPF (Associação Fluminense de Preservação Ferroviária) - e para preservação ferroviária - com o deslocamento para a Estação Barão de Mauá (Leopoldina) da locomotiva manobreira G&E diesel #7 que foi cedida à AFPF por 25 anos pela Cia Docas do Rio.
Diretoria da AFPF em Barão de Mauá |
A loco #7 é um raro exemplar da época da dieselização das locomotivas do Porto do Rio, no final dos anos 1940, em substituição à frota de locomotivas que eram a vapor.
Graças a ajuda e ao trabalho em equipe da Cia. Docas + MRS + Supervia, foi possível realizar esse feito, com a gentileza da Secretaria de Transportes do Rio, que nos permitiu estacionar a Loco na Estação Barão de Mauá.
Maquinista da Supervia |
O próximo passo será angarear recursos para reforma dessa locomotiva, cujas imagens anexas dizem tudo.
A todos e todas envolvidos - pois não podemos esquecer da simpatissíssima maquinista da SuperVia, Adriana - a quem faremos portadora do nosso muito obrigado por tudo.
Valeu!
PS: As fotos anexadas são somente um aperitivo, pois faremos uma edição especial do Informativo da AFPF, contando toda esse história com muitas fotos.
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Antonio Pastori
Presidente da AFPF - Assoc. Fluminense de Preservação Ferroviária
visite o site www.trembrasil.org.br
3 comentários:
Amiga Angelino
Mais um belo trabalho do Amigo Antônio em prol da preservação do patrimônio histórico ferroviário.
É de se lembrar que está em trâmite um movimento para transformar o complexo formado pelas estações visinhas de Barão de Mauá, Alfredo Maia e Francisco Sá, em quase abandono total no Museu Ferrovário Nacional, reunindo amplo e diversificado acervo de material e equipamento ferroviário, documentação, banco de memória, parque temático, operação de trem na bitolinha 0,60 m etc. etc. etc.
Assim poderá ser um raro e magestoso centro da cultura ferrovária.
Outrossim Barão de Mauá é cogitada para terminal do TVA Rio - SP - Campinas, bem com ao Trem Imperial - Rio Petrópolis, outro magnífico trabalho do Amingo Antônio.
A área já está sendo invadida para atividades estranhas à ferrovia e certamente muito cobiçada para megas projetos empresariais.
Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.
cara Angeline:
Assistindo ovideo do ultimo "pedal livre", os ciclistas tiveram contato com antigos vagões em Funil (??????).
Será que por lá não teria tbém uma loco...
Abraços.
Não sei... foi bom vc falar, vou divulgar aqui também o vídeo. Deixo exclusividade p o blogue do Pedal Livre Miracema. Mas, é sempre bom divulgar essas aventuras, que acabam por mostrar as belezas da região.
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