Agricultores do PAIS Miracema receberam as barracas e a primeira feira de produtos orgânicos será dia 10 de setembro |
Com o intuito de fazer a diferença através de um trabalho articulado com comunidades de baixa renda, contribuindo para a inclusão econômico-social e proporcionando um salto de qualidade de vida de forma integrada e sustentável, está sendo implementada em Miracema-RJ e em vários municípios brasileiros, a tecnologia social denominada Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), através de uma parceria do Ministério da Integração Nacional, SEBRAE, BNDES e Banco do Brasil.
A tecnologia social PAIS inspirou-se na atuação de pequenos produtores que optaram por fazer uma agricultura sustentável, sem uso de produtos tóxicos e com a preocupação de preservar o meio ambiente. Integrando técnicas simples e já conhecidas por muitas comunidades rurais, o modelo busca:
• Reduzir a dependência de insumos vindos de fora da propriedade;
• Diversificar a produção;
• Utilizar com eficiência e racionalização os recursos hídricos;
• Alcançar a sustentabilidade em pequenas propriedades;
• Produzir em harmonia com os recursos naturais.
O alcance desses objetivos só é possível devido à iniciativa e à criatividade dos produtores rurais e do incentivo de instituições capazes de fomentar e articular ações que gerem sustentabilidade.
O blogue já entrevistou a engenheira agrônoma Ana Bittar, de Miracema, que é a responsável técnica na cidade, estabelecendo uma ponte entre o SEBRAE e os agricultores. Naquela época, Ana disse que o projeto forneceria barracas para os agricultores realizarem feiras semanais e comercializarem seus produtos orgânicos.
Essas barracas já chegaram e a primeira feira será realizada no próximo sábado. A ideia é que a feira ocorra semanalmente.
Dia 10 de setembro (sábado), pela manhã (7 às 12h), na Praça Dona Ermelinda, Centro Histórico de Miracema.
Dia 10 de setembro (sábado), pela manhã (7 às 12h), na Praça Dona Ermelinda, Centro Histórico de Miracema.
"Acredito que a venda direta ao consumidor é fundamental para a atividade agrícola, além de ser um ponto de encontro entre agricultores, troca de experiências e saberes. Sempre achei que uma feira é um ponto cultural tanto quanto econômico. E a proposta é trazer a público a certeza de que a produção orgânica traz benefícios em muitos aspectos, tanto para o agricultor familiar, quanto para o consumidor", disse Ana Bittar ao blogue.
Parabéns a todos e sucesso!
8 comentários:
Muito boa a idéia.
Só não concordo com o local onde será realizada.
Sábado não tem limpeza pública na cidade e sabemos que feira livre deixa sujeira.
Quem vai limpar a praça depois?
Normalmente já fica suja, imagina depois de uma feira livre?
Poderia ser em outro local.
Quanto a isso, local, Kvari, também concordo contigo. Até porque a ideia é de uma feira semanal. Talvez a prefeitura, ao autorizar, devesse ter pensado na preservação do espaço e do patrimônio histórico, escolhendo um local mais apropriado.
O parque de exposições seria um ótimo local.
Citei o parque de exposições como opção no blog do Souto.
Indiquei também a rua entre o Iperj e o Solange Moreira, a rua em frente ao hotel Varandas, ou uma feira intinerante em 4 regiões da cidade - uma pra cada semana - Parte alta, Rodagem, Centro e Santa Tereza.
E agora lembrei da praça do Senac e suas ruas.
Então, a única participação da Prefeitura é autorizar o local da feira. Deviam ter pensado mais nisso. Daqui a pouco vão querer ser pais da criança também...
Concordo com a Angeline, na exposiçao.
Kvari, suas idéias são semrpre excelentes, mas falta boa vontade de colocarem em prática.
sou produtor,embora não participe da feira mas ainda assim tive a satisfação de esta no local no sábado onde pude ver a organização com a qual todos os produtores presentes trabalharam e saíram do local deixando-o extremamente organizado e limpo.A feira e um beneficio para todos, atitudes como estas devemos mais do que nunca apoia.
Caro Produtor:
O comentário quanto ao local não é no sentido de prejudicar o evento. Ao contrário, pensamos pela permanência da feira.
Somos otimista e estamos divulgando para ajudar e não para prejudicar. Que bom o seu feedback, que demonstra a seriedade e o belo trabalho.
Postar um comentário