Arquivo VAGALUME

sábado, 24 de setembro de 2011

DOMINGUEIRA POÉTICA ESPECIAL

Vítor José Ferreira, um mineiro sensível, presidente do Movimento de Preservação Ferroviária, todos os finais de semana envia aos seus amigos e integrantes de sua lista de e-mails mensagens inspiradoras. Em geral, são mensagens que tocam no fundo da alma de quem as lê, porque tratam de temas bem característicos das origens de cada um de nós, do interior de Minas Gerais (ou da Zona da Mata Mineira, onde os fluminenses de Miracema também se identificam por extensão), mas também de temas que abrangem o homem, ser humano, igual em qualquer lugar do Planeta.
O envio em geral é aos domingos e por isso o título é "Domingueira Poética". Hoje ele enviou um vídeo e um texto muito especiais que compartilho com os leitores vagalumes.
A Domingueira Poética compartilha com Vocês parte da "Conspiração Poética", excelente trabalho produzido semanalmente pelo intelectual Antonio Ribas que, juntamente com o Acadêmico Carlos Nejar, lidera a "Ordem Secular do Santo Ofício da Poesia". Desta feita o Ribas homenageia nosso grande Thiago de Mello, que estará lançando o livro "Poetas da América de Canto Castelhano", na Livraria Travessa de Ipanema - Rua Visconde de Pirajá, 572, nessa próxima terça feira, dia 27, à noite. O livro reúne cerca de 400 poemas de autores da América Latina, incluindo Pablo Neruda, Jorge Luis Borges e Gabriela Mistral. Imperdível, pois. Vamos, então, ao trabalho do Antonio Ribas, homenageando Thiago de Mello:

ORDEM SECULAR DO SANTO OFÍCIO DA POESIA 
VERBUM VOLAT, SCRIPTUM MANET.
CARPE DIEM 
Terras de Santa Cruz, Rio de Janeiro, 20 de Setembro de 2011. 
Continuando neste passeio de espantos no aquém-túmulo, nesta madrugada fui visitar terras do Amazonas; visitar grande Poeta, o menino Thiago. Sobre nosso Poeta de hoje, Paulo Freire escreveu: “Precisamos do menino que você guarda em você e que ajuda a ser mais homem o homem que você é. Agüente o barco, querido amigo! Muitas madrugadas, cheias de orvalho macio, esperam por você. Andarilho da liberdade, você tem ainda muitos trilhos a percorrer; seus braços longos, muitas crianças a abraçar; suas mãos, muitos poemas a escrever." E Carlos Heitor Cony disse: "Misturando prosa e poesia, crônica e até anúncio imobiliário, o amazonense de Barreirinha, o cidadão do mundo, o personagem de nossa época, o poeta de A Canção do Amor Armado penetra na memória, obtendo a síntese do urbano e do telúrico, do lírico e do social. Comprometido com a sua terra e com a sua gente, de uma vez por todas Thiago de Mello assume a expressão de um poeta verdadeiramente universal." 
Um grande Poeta que precisa ser lido, divulgado, cantado -- para ele muita louvação e bem querer.

***** 

Aproveitem sem pudor ou moderação!!! Escutem o Poeta e seu canto ( Os estatutos do homem ):


Poeta Thiago de Mello, acompanhado do Duo Gismonti, no Circo Voador, Rio de Janeiro, na abertura do Poesia Voa 2.0 | Festival Poesia Direitos Humanos - 10.dez.2006

Disponível no Youtube, através do usuário "POESIAVOA".

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG