Arquivo VAGALUME

sábado, 15 de outubro de 2011

"MEUS TEMPOS DE CRIANÇA"

Quando chega o Dia do Professor, a primeira coisa que me vem à cabeça é a música "Meus Tempos de Criança", que ouvi pela primeira vez cantada pelo Professor Felicíssimo, numa comemoração no Colégio Estadual. Nem sei que ano era, mas eu era criança...
Por isso, para todos os professores desse imenso país, ofereço a música na voz do filho Ataulfo Alves Jr., gravação de 1976, disponível no Youtube. Parece cafona, ou até mesmo repetitivo, mas é a música mais emblemática para essa data, creio não terem ainda composto outra melhor.
Aos professores brasileiros que com toda a dedicação, o carinho, o esforço (quase hercúleo), com um salário mísero, continuam a ensinar as milhares de crianças brasileiras: ricas, pobres, brancas, negras, sadias ou não... Enfim, a todos os "mestres com carinho".

Meus Tempos de Criança

Compositor: Ataulfo Alves

Eu daria tudo que tivesse
Pra voltar aos tempos de criança
Eu não sei pra que que a gente cresce
Se não sai da gente essa lembrança
Aos domingos missa na matriz
Da cidadezinha onde nasci
Ah!meu Deus, eu era tão feliz
No meu pequenino Miraí
Que saudade da professorinha
Que me ensinou o be-a-bá
Onde andará Mariazinha
Meu primeiro amor,onde andará
Eu igual a toda meninada
Quantas travessuras eu fazia
Jogos de botões pela calçada
Eu era feliz e não sabia

Link: http://www.vagalume.com.br/clara-nunes/meus-tempos-de-crianca.html#ixzz1ao3CANk8

Quem quiser ouvir a música na voz do próprio Ataulfo Alves, clique aqui.

3 comentários:

Rachel Bruno Siqueira disse...

Linda homenagem, Angeline, as nossas Professoras e Mães! Parabens!

So que nos mulheres brincavamos no Grupo em Miracema ( eu no Prudente de Morais ) de: Amarelinha, Pular corda, Roda, Pique alturinha, Desenhar, Ser Professora, Artista etc.....rsrsrs

Realmente, como diz a letra da Musica, " eramos felizes e não sabiamos... "

So não gostava de dividir " pelotão " nos Desfiles de 3 de Maio e 7 de setembro, por timidez. Detestava, mas não podia dizer não...

E os Hinos Nacional, Independencia e da Cidade, cantados todos os dias, nos em fila, SEM SE MEXER, um asteando a bandeira ( quantas vezes fui escolhida!!!!!! e ficava roxa de vergonha destacada na frente de todo o Grupo...rsrs )?

Hoje ninguem sabe mais cantar seu Hino, nem as Autoridades, bastando ver suas posições: mãos cruzadas na frente, mexendo-se o tempo todo, conversando, rindo, mãos cruzadas atras... e APLAUDINDO AO FINAL!!! Que desastre aplaudir-se o Hino Nacional!

Aprendemos a ficar em posição de sentido, sem se mexer, braços ao longo do corpo e não se falar " COLOOOSSO " e jamais aplaudir o Hino. Continuar em posição de RESPEITO.

Ah, D. Climene Moreira, D. Maria Jose Barroso ao piano e D. Lucia Gualter!!! Quantas vezes repetiamos o trecho do " COLOOOSSO "! " Não e osso!! Prestem atenção!........"

Que saudade das D. Marley, D. Nilcéa, D. Vilma, D. Virginia, D. Gilda ( seu marido, Sr. Manoel nos socorreu e salvou em um acidente de carro na estrada de Palma, quando viamos da Fazenda do meu avô Materno e o Jeepp capotou com as 4 rodas para cima... e eu tinha 8 anos ), minha Alfabetizadora D. Ismalia ( hoje Escritora e Professora de Pos Graduação em Niterói ), Diretoras D. Edir e D. Yara Ramos, esta minha tia querida e brava tambem ( mas como era dificil ser sobrinha da Diretora!? A cobrança era muito maior e sempre lembrada do parentesco na hora de dar o EXEMPLO... rsrs ) e tantos outros que agora me falha a memoria, mas que foram muito importantes em minha Vida ate a 4ª serie do antigo Primario.

Parabens a todos e MUIIIIIITO OBRIGADAAAAAAAAAAA!

Um grande beijo,

Rachel Bruno

Anônimo disse...

Angeline,

Estudei no Colégio Cenista Nossas Senhora das Graças, durante 12 anos da minha vida.

Daquele saudoso tempo, tive a sorte de ser aluno da Dona Geusa, professora de Geografia.

Passados muitos anos anos, depois de fazer cursinho para vestibular, graduação, pós graduação, especialização, e ainda permanecer estudando até hoje, afirmo que a Dona Geusa permanece sendo uma das melhores professoras que tive na minha vida.

Assim, gostaria de nesse dia lembrar o nome da Dona Geusa, mas sem deixar de lembrar de outros professores que tive nesse período e que de certa fora agregaram na minha vida, como as "Tias" Lucinha, Nicinha, Dona Jurecê,Fafá, Adilson Cagiano, Vera Motta dentre outros.

A todos vocês um abraço pelo dia.

Hebert Calor

Rachel Bruno Siqueira disse...

Corrigindo: ao digitar correndo " engoli " o H de hastear a bandeira.

E o " nh " em " ... quando vinhamos da fazenda..."

Abraços a todos e aos GOVERNANTES: LEMBREM-SE DOS PROFESSORES AO VOTAR O SALARIO DELES, POIS E UMA PROFISSÃO DIFICILIMA, TRABALHOSA,CARISSIMA ( exige ESTUDO DIARIO, CONGRESSOS, RECICLAGENS, USO INTERNET, COMPRA DE LIVROS PERMANENTE ETC.....), SOFRIDA ( lidam com FILHOS DE FAMILIAS COM TIPOS DE " EDUCAÇÃO TOTALMENTE DIFERENCIADAS " e NÃO PODEM FAZER NEM O BASICO QUE E CHAMAR A ATENÇÃO - ECA, PAIS etc... ), INSTAVEL, AMEAÇADORA, INSEGURA, IMAGEM DENEGRIDA ate pela MIDIA ( então não ha mais RESPEITO DENTRO E NEM FORA DA ESCOLA ), SÃO AMEAÇADOS CONSTANTEMENTE ETC......

... E OS APOSENTADOS tem muiiitas contas a pagar com sua APOSENTADORIA MISERAVEL, diante de uma VIDA INTEIRA DEDICADA A COMPLEMENTAR A EDUCAÇÃO E AJUDAR MUITOS A SEREM GRANDES HOMENS/MULHERES NO CENARIO MUNDIAL!

R$52,00 de aumento, Governado Sergio Cabral, não da para a Feira semanal ou da? O que acha? EXPERIMENTE E CONTE AOS PROFESSORES DOS SEUS FILHOS.

Abraços, meus queridos Professores, que me fizeram TER VOZ,
Rachel Bruno

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG