Arquivo VAGALUME

domingo, 27 de novembro de 2011

"Comissão aprova uso de multas ambientais para arborização"

A Comissão de Desenvolvimento Urbano na Câmara Federal aprovou o Projeto de Lei 5987/09, do deputado Roberto Britto (PP-BA), que torna obrigatória a aplicação de 10% do valor arrecadado com multas ambientais em ações de arborização urbana.
Os recursos deverão ser investidos no município onde ocorreu a infração, segundo critérios estabelecidos pelo órgão ambiental competente.
O relator, deputado José De Filippi (PT-SP), destaca que poucos centros urbanos possuem áreas verdes em tamanho suficiente. “Faltam recursos financeiros e humanos para essa tarefa, o que é lamentável. Veja o papel da arborização no clima das cidades: no meio urbano, o solo é predominantemente impermeável, coberto por edifícios e áreas pavimentadas, que absorvem o calor do sol e esquentam o ar. A vegetação contribui para reduzir o problema”, ressalta.
Segundo o relatório do deputado, uma árvore isolada pode transpirar, em média, 400 litros de água por dia, produzindo um efeito refrescante equivalente a cinco condicionadores de ar com capacidade de 2.500 kcal cada, funcionando 20 horas por dia.

Ibama

A comissão ainda rejeitou o Projeto de Lei 6557/09, que tramita apensado. A proposta determina a cobrança de taxa para cada árvore cortada sem autorização do Ibama. O valor seria aplicado na arborização urbana.
“São poucos os casos em que o Ibama responde pela autorização de supressão de vegetação. Em segundo lugar, discordo que o próprio Ibama deva, ou mesmo possa, estabelecer valores ou outras regras sobre taxa a ser por ele cobrada”, justificou o relator.
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. 

Com informações da Agência Câmara, divulgado no sítio: http://www.observatorioeco.com.br

Um comentário:

Hélcio Granato Menezes disse...

A importãncia de árvores no meio urbano é fundamental. Os moradores de casas onde têm árvores na calçada deviam cuidar melhor delas. Um bom exemplo de adoção de árvores na calçada podemos ver na rua Das Flores, em Miracema. Lá, as árvores foram cercadas por canteiros e neles plantados plantas baixas embelezando a calçada.

O município devia plantar mais árvores em locais que não fossem debaixo de fiação elétrica.

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG