Arquivo VAGALUME

domingo, 6 de novembro de 2011

IFDM - Edição 2011 - Região NOROESTE FLUMINENSE



A Firjan (Federação da Indústria do Estado do Rio de Janeiro) divulgou o índice Firjan de Desenvolvimento Municipal para todos os municípios do Brasil, edição 2011, ano base 2009. Criado pelo Sistema Firjan para acompanhar a evolução dos 5.564 municípios brasileiros e o resultado da gestão das prefeituras, com periodicidade anual, recorte municipal e abrangência nacional, o IFDM considera três áreas de desenvolvimento – Emprego & Renda, Educação e Saúde – baseado em dados declarados pelas próprias prefeituras ao Governo Federal. As estatísticas oficiais mais recentes que estão disponíveis são de 2009. O estudo começou em 2008, comparando os anos de 2005 e 2000, e permite determinar com precisão se a melhora ocorrida em determinado município foi decorrente de medidas políticas ou apenas o reflexo da queda de outro município. O índice varia de 0 (mínimo) a 1 (máximo) para classificar o nível de cada localidade. Os critérios de análise estabelecem quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1) desenvolvimento.
A tabela acima mostra os números dos municípios da região Noroeste fluminense, com os detalhes em relação à Educação, à Saúde e a Emprego e Renda. Estabelecendo um ranking regional por índice (IFDM) e demais áreas de desenvolvimento, pode-se considerar o seguinte:

  • IFDM: Itaperuna (1º), Pádua (2º), Itaocara (3º), Porciúncula (4º) e Miracema (5º);
  • Educação: Itaocara (1º), Pádua (2º), B Jesus do Itabapoana (3º), Miracema (4º) e Italva (5º); 
  • Saúde: São José de Ubá (1º), Itaocara (2º), Miracema (3º), Cambuci (4º) e Pádua (5º); e
  • Emprego e Renda: Itaperuna (1º), Pádua (2º), Italva (3º), Porciúncula (4º) e Itaocara (5º).
Considerando esse pequeno ranking, na região Noroeste fluminense, apenas os municípios de Santo Antônio de Pádua e Itaocara aparecem em todos eles, nas 5 primeiras colocações. O município de São José de Ubá, no índice referente à Saúde, alcançou elevado índice: 0,9457.


 O gráfico mostra o índice IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal) de cada município da região, onde as cidades pólo, Itaperuna e Santo Antônio de Pádua, apresentam os maiores valores.
Os demais índices junto com o IFDM também podem ser vistos através do gráfico abaixo.

Clique na imagem para ampliá-la
Na região Sudeste, os municípios foram classificados por essa pesquisa como: de alto desenvolvimento (10%), desenvolvimento moderado (76%) e desenvolvimento regular (14%). Em relação ao IFDM, os municípios da região estão todos na faixa de desenvolvimento moderado, uns com índices mais elevados que os outros, mas todos na mesma categoria.
Com relação aos 3 temas considerados, o mais crítico é "Emprego e Renda". Varre-Sai, São José de Ubá, Miracema, Natividade, Laje do Muriaé, Cambuci e Bom Jesus do Itabapoana se enquandram na classificação de baixo desenvolvimento. Aperibé, Itaocara, Santo Antônio de Pádua, Italva e Porciúncula na categoria desenvolvimento regular. E apenas Itaperuna na categoria desenvolvimento moderado. O que demonstra que esse é um dos setores mais críticos das condições socioeconômicas da região.
Segundo o relatório da Firjan, "a análise do ranking fluminense mostra que para estar entre os 10 primeiros colocados foi preciso obter IFDM acima de 0,78 pontos. Apenas Teresópolis não compunha o Top10 em 2008, subiu da 17ª posição para a 7º com incrementos significativos nas três áreas de desenvolvimento: Emprego&Renda (+7,0%), Educação (+7,5%) e Saúde (+3,1%). No que diz respeito aos demais integrantes do Top10, observou-se alternância de posições, com destaque para os recuos significativos de municípios caracteristicamente industriais como Macaé, Resende e Porto Real, que junto com Niterói e Rio de Janeiro foram muito impactados pela crise, conforme refletido pelo índice de Emprego&Renda e,  consequentemente, pelo IFDM consolidado destes municípios.
Na outra ponta do ranking estadual, cinco municípios estrearam na lista dos dez últimos colocados em 2009: Mesquita, Paraíba do Sul, Carmo, Laje do Muriaé e Queimados. A vertente Emprego&Renda foi a principal responsável pela queda desses municípios, à exceção de Laje do Muriaé, cuja redução no IFDM se deu pelas vertentes de Educação e Saúde. Silva Jardim e Japeri, embora ainda figurem nas últimas colocações do ranking fluminense, apresentaram significativo crescimento de seus IFDMs em 2009, dos dez menores são os únicos municípios com evolução nas três áreas de desenvolvimento. Vale mencionar que, entre os  resultados mais baixos, nenhum município apresentou queda simultânea dos três indicadores acompanhados pelo IFDM." 
O município de Itaperuna está na 13ª colocação do ranking estadual e na 1ª colocação da região. 

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG