Arquivo VAGALUME

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Com o Hospital Municipal inoperante, pacientes de Santo Antônio de Pádua serão atendidos na Policlínica da cidade

Qua, 04 de Janeiro de 2012 19:08
Côrtes em Cardoso Moreira. Foto: Maurício Bazilio

Secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, visitou município que teve unidades de saúde atingidas pelas chuvas no Noroeste Fluminense

Depois de Laje do Muriaé e Cardoso Moreira, o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, esteve nesta quarta-feira (4) na cidade de Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense, onde encontrou-se com representantes da prefeitura e visitou um abrigo. A enchente na cidade atingiu o hospital municipal, um posto de saúde e a sede da Secretaria. Entre as principais medidas de emergência tomadas está a transferência dos equipamentos do hospital para que o atendimento de pacientes seja feito na Policlínica local. Os pacientes estavam sendo atendidos em um pronto-socorro improvisado, montado no Colégio Estadual Rui Guimarães de Almeida. A cidade, segundo a prefeitura, tem 650 desabrigados.

A Secretaria de Estado de Saúde também vai enviar kits de calamidade à cidade. Cada kit tem capacidade para atender 500 pessoas e contém medicamentos para a atenção básica, antibióticos, hipoclorito de sódio e álcool.

O secretário Sérgio Côrtes e as equipes de Vigilância e Atenção à Saúde da Secretaria estadual estão agora em Itaperuna, também no Noroeste.

Laje do Muriaé - Laje do Muriaé foi a primeira cidade do Noroeste Fluminense visitada pelo secretário e as equipes de Vigilância e Atenção à Saúde da Secretaria. Côrtes anunciou a antecipação imediata da entrega de macas e aparelho de Raios-X ao Hospital Municipal da cidade. A previsão era que os equipamentos fossem entregues à Secretaria Municipal de Saúde apenas no final de fevereiro, mas a situação da cidade após as chuvas e o transbordamento do Rio Muriaé levou o secretário a tomar a decisão.

Acompanhando do prefeito de Laje, José Eliezer, Côrtes sobrevoou o município e também percorreu de barco as áreas mais afetadas pelas águas. Além da visita ao Hospital Municipal, que fica no Centro da cidade, as equipes da Secretaria de Estado de Saúde estiveram com o secretário no Colégio Estadual Ary Parreira, onde foi montado um abrigo para as famílias desalojadas e o Centro de Comando e Controle da Defesa Civil estadual. De acordo com a Prefeitura, há mais de 2 mil pessoas desabrigadas no município.

Cardoso Moreira - Cardoso Moreira, no Norte do estado, foi o segundo município visitado por Côrtes, acompanhado das equipes de Vigilância e Atenção à Saúde da SES- RJ. O município receberá em quinze dias uma sala de estabilização e um aparelho de Raios-X, anunciou o secretário, que providenciou ainda kit calamidade com medicamentos para a atenção básica, antibióticos, hipoclorito de sódio e álcool para atender 500 pessoas.

Côrtes reuniu-se com os representantes do município e ouviu as principais demandas para atendimento à população e ações de prevenção a doenças comuns após enchentes como tétano e leptospirose. De acordo com a Prefeitura, Cardoso Moreira está com 447 pessoas desabrigadas e 80, desalojadas. Um posto de saúde foi afetado pelas águas, mas o principal Pronto-Socorro da cidade está funcionando e atendendo a todos os casos.

Com investimento de R$ 111 mil, a sala de estabilização será montada na Unidade Municipal de Saúde José Salgueiro e é uma espécie de UTI, contendo leito completo com maca, cama elétrica, cardioscópio, respirador, monitor multiparâmetro, desfibrilador, carrinho de urgência, entre outros equipamentos.

Imprensa do ERJ


Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG