Arquivo VAGALUME

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Secretaria vai montar base em Itaperuna para distribuição de kits de calamidade

Qua, 04 de Janeiro de 2012 20:00

Secretário Sérgio Côrtes e o Cel. Simões, em Itaperuna, Noroeste do RJ. Foto: Imprensa do ERJ


Laje do Muriaé, Cardoso Moreira, Santo Antônio de Pádua e Itaperuna estão entre as beneficiadas

A cidade de Itaperuna vai ser a base da Secretaria de Estado de Saúde para dar apoio às cidades afetadas pelas chuvas no Norte e no Noroeste Fluminense. O ponto de apoio e distribuição vai funcionar no Núcleo Descentralizado de Vigilância em Saúde do município, de onde sairão os kits de calamidade solicitados pelas prefeituras e outros eventuais medicamentos e insumos hospitalares necessários para as áreas atingidas pelas chuvas e transbordamento de rios. 

A visita do secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, à região só terminou por volta de 21h desta quarta-feira (4), em Itaperuna. Côrtes e as equipes de Vigilância e Atenção à Saúde da Secretaria passaram por Laje do Muriaé, Cardoso Moreira, Santo Antônio de Pádua, Italva e Itaperuna. Foi uma resposta rápida do Governo do Estado do Rio de Janeiro no apoio a estes municípios no que se refere ao atendimento aos pacientes, reestruturação das unidades de saúde, reforço de equipes, análise de condições sanitárias de abrigos, revisão de estoques de medicamentos, insumos e vacinas e avaliação dos planos de contingência elaborados por cada prefeitura.

- A percepção que eu tenho é que as enchentes que atingiram fortemente às regiões Norte e Noroeste do estado em 2009 deixaram uma lição às prefeituras. Hoje elas estão bem mais organizadas do que naquela época. Na maioria das cidades que visitamos hoje, as ações foram rápidas para evitar danos maiores à população e já havia um planejamento para prevenção de doenças. O papel da Secretaria de Estado de Saúde é dar esse suporte ao que for necessário e, por isso, estamos antecipando todas as entregas de equipamentos como salas de estabilização e aparelhos de Raios-X a essas cidades para que o atendimento e diagnósticos sejam feitos da melhor maneira possível – destacou o secretário Sérgio Côrtes.

Já foram autorizados o envio de kits calamidade para estes cinco municípios e a entrega das salas de estabilização (espécie de UTI) e de Raios-X para Laje do Muriaé e Cardoso Moreira. Cada kit tem capacidade para atender 500 pessoas e contém medicamentos para a atenção básica, antibióticos, hipoclorito de sódio e álcool. Com investimento de R$ 111 mil, cada sala de estabilização contém leito completo com maca, cama elétrica, cardioscópio, respirador, monitor multiparâmetro, desfibrilador, carrinho de urgência, entre outros equipamentos.

Laje do Muriaé – Esta foi a primeira cidade do Noroeste Fluminense visitada pelo secretário e as equipes de Vigilância e Atenção à Saúde da Secretaria. Côrtes anunciou a antecipação imediata da entrega de macas e aparelho de Raios-X ao Hospital Municipal da cidade. A previsão era que os equipamentos fossem entregues à Secretaria Municipal de Saúde apenas no final de fevereiro, mas a situação da cidade após as chuvas e o transbordamento do Rio Muriaé levou o secretário a tomar a decisão.

Acompanhando do prefeito de Laje, José Eliezer, Côrtes sobrevoou o município e também percorreu de barco as áreas mais afetadas pelas águas. Além da visita ao Hospital Municipal, que fica no Centro da cidade, as equipes da Secretaria de Estado de Saúde estiveram com o secretário no Colégio Estadual Ary Parreira, onde foi montado um abrigo para as famílias desalojadas e o Centro de Comando e Controle da Defesa Civil estadual. De acordo com a Prefeitura, há mais de 2 mil pessoas desabrigadas no município.

Cardoso Moreira – A cidade do Norte do estado também foi visitada pelo secretário. O município receberá em quinze dias uma sala de estabilização e um aparelho de Raios-X, anunciou o secretário, que providenciou ainda kit calamidade com medicamentos para a atenção básica, antibióticos, hipoclorito de sódio e álcool para atender 500 pessoas.

Santo Antônio de Pádua - Sérgio Côrtes esteve nesta quarta-feira (4) na cidade de Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense, onde se encontrou com representantes da prefeitura e visitou um abrigo. A enchente atingiu o hospital municipal, um posto de saúde e a sede da Secretaria local. Entre as principais medidas de emergência tomadas está a transferência dos equipamentos do hospital para que o atendimento de pacientes seja feito na Policlínica local. Os pacientes estavam sendo atendidos em um pronto-socorro improvisado, montado no Colégio Estadual Rui Guimarães de Almeida. A cidade, segundo a prefeitura, tem 650 desabrigados.
A Secretaria de Estado de Saúde também vai enviar kits de calamidade à cidade.

Itaperuna – Na cidade, Côrtes reuniu-se com o secretário de Estado de Defesa Civil, Sérgio Simões, para avaliar o trabalho das duas equipes.


Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG