Arquivo VAGALUME

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

PREFEITO DE CATAGUASES DECRETOU ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA

011/2012 Comunicado da Defesa Civil

Diante da situação em que se encontra o município de Cataguases, o Prefeito Willian Lobo de Almeida decretou, hoje à tarde, Estado de Calamidade Pública. São 850 pessoas desabrigadas, cerca de 8 mil desalojadas e aproximadamente 30 mil pessoas afetadas pela enchente que atingiu Cataguases ontem e continua hoje, 3 de janeiro. Estes são os dados estimados para a Notificação Preliminar de Desastres (Nopred), documento elaborado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, com a participação do coordenador, Carlos Pires, do Secretário de Administração, Jesusimar Dornelas, do Secretário de Assistência Social, José Fernando Milane, do Sargento Filho (Corpo de Bombeiros de Ubá) e do Sargento Emerson (Polícia Militar de Meio Ambiente de Cataguases). O Nopred informa também os danos a residências e a coisas públicas, como a ponte de Itapira, que dava acesso a uma comunidade rural próxima a Sereno e foi levada pela enchente.

O rio Pomba, às 17h de hoje, mediu 6,90 metros acima de seu nível normal. O pico foi na madrugada, quando o rio atingiu 8,30 metros . Muitas áreas continuam alagadas. Uma operação mais intensa de limpeza das ruas deve começar amanhã. Hoje, boa parte das equipes trabalham resgatando vítimas e levando água e mantimentos aos desabrigados e desalojados. Através de um trabalho organizado pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Municipal, os barcos saíram e chegaram o dia todo, principalmente na Praça Sandoval Azevedo.

Como a água que passa por Cataguases segue para os distritos de Aracati e Vista Alegre, estes locais, no momento, estão bastante alagados. O Prefeito Willian sobrevoou a cidade e os distritos neste final de tarde, em um helicóptero do Corpo de Bombeiros de Ubá. O helicóptero levou água, leite, cestas básicas, kits de higiene e limpeza aos distritos de Aracati e Vista Alegre, tendo em vista que não há passagem por terra ainda para estes pontos.

A Defesa Civil de Cataguases e toda a força tarefa montada para atender a população continuam de plantão hoje à noite, tendo como posto de comando a Prefeitura Municipal, na Praça Santa Rita.

Divulgado no Facebook da PMC-MG

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG