O vereador Manoel Sérgio (PV), como informei aqui, enviou à Secretária de Saúde de Miracema pedido de informação a respeito da taxa de mortalidade infantil do município, divulgada no Anuário Estatístico do ERJ, lançado em dezembro de 2011, com dados de 2010. Conforme o anuário, o município está entre os 20 municípios de maior taxa do estado. Com relação ao ano de 2010, enquanto o estado teve a taxa reduzida, 13%, o município apresenta uma taxa de mortalidade infantil de 19,1% por mil nascidos vivos.
Hoje o vereador nos enviou cópia do ofício do Secretário de Saúde, Dr. Marcelino Tostes Padilha Neto, com a resposta pertinente. Veja abaixo a resposta:
O que se verifica é que essa taxa vem se apresentando elevada nos últimos 5 anos, cf. série histórica apresentada no ofício acima. Outra série histórica, com dados desde 1996, pode ser vista aqui. Esta série também foi divulgada no anuário e na informação pode-se comparar os dados e a posição do município no próprio Noroeste fluminense.
O blogue agradece o retorno do vereador e do secretário e ratifica o pedido de atenção dos políticos, sobretudo os que anseiam continuar no ramo, inclusive no próximo pleito, para que fiquem atentos nas causas e na luta pela redução dessa taxa, que reflete certamente problemas socioeconômicos, que políticas públicas existentes podem ajudar. O número é apenas um indicador, de que algo não está bom.
Mais informação sobre o tema pode ser vista aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário