O INVENTUR, sistema de banco de dados que tem como uma de suas funcionalidades a gestão da infraestrutura turística de um município ou região, e é utilizado pelo Instituto Ideias na elaboração do Inventário Turístico de municípios, também pode ser adotado pelas localidades que já tenham feito os seus inventários.
Concebido para atender as necessidades e particularidades de municípios pequenos, médios ou de grandes extensões territoriais, o sistema permite que os dados já coletados e consolidados sejam inseridos em seu banco, inclusive registros fotográficos, e disponibilizados por meio de um portal web para consulta de turistas, pesquisadores, moradores, órgãos de imprensa e demais interessados.
O INVENTUR foi desenvolvido com base em novos instrumentos de pesquisa e orientação para o Inventário da Oferta Turística, do Ministério do Turismo (MTur), lançados oficialmente no último Salão Nacional de Turismo. O sistema está de acordo com o Programa de Regionalização do Turismo do ministério, com vistas ao alcance das metas estabelecidas no Plano Nacional de Turismo.
A ferramenta permite ao gestor do turismo do município ou região manter-se informado sobre e evolução de toda a cadeia fornecedora, já que possibilita atualização em tempo real, por exemplo, do quantitativo de hotéis, pousadas, restaurantes; condições dos atrativos culturais e turísticos; número de pessoas empregadas, potencial de geração de emprego e renda, e outras dimensões presentes na atividade turística.
Segundo recomendações do MTur, todos os municípios brasileiros devem ter o seu inventário turístico, instrumento que facilita a obtenção de verbas federais específicas destinadas ao segmento turístico.
Conheça alguns exemplos de inventários de cidades e regiões, elaborados pelo Instituto Ideias, com a utilização do sistema INVENTUR:
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