Arquivo VAGALUME

sexta-feira, 27 de abril de 2012

SINALIZAÇÃO E LIMPEZA URBANA SÃO ENTRAVES PARA O TURISMO, DIZ ESTUDO

Sinalização e limpeza urbana foram fatores apresentados pela Federação do Comércio do Rio (Fecomércio-RJ) nesta quarta-feira (25/04), durante audiência publica da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), como principais área a serem trabalhadas e que podem ajudar no desenvolvimento do setor. Os dados constam de uma pesquisa da entidade, realizada em todo o estado, que complementa o Caderno de Turismo lançado pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado, em 2010. Presidente da comissão, a deputada Myrian Rios (PSD) afirmou que o colegiado vai trabalhar para que as indicações presentes no estudo sejam concretizadas. “Vamos lutar para melhorar a informação turística, a sinalização urbana e a formação dos profissionais que atuam no setor, inclusive buscando apresentar projetos de lei neste sentido”, afirmou.


Economista da Fecomércio-RJ e um dos responsáveis pelos dados, Marcelo Nicoll explicou que uma das partes do estudo consistiu na realização de uma pesquisa com as operadoras de turismo que vendem pacotes para o Rio de Janeiro. Nesta pesquisa, a receptividade da população e a preservação do meio ambiente foram apontados como principais atrativos aos turistas, enquanto limpeza urbana, transporte e sinalização ficaram com as piores notas. “É claro que as grandes intervenções são necessárias, mas isso mostra que pequenas coisas, como a colocação de placas informativas para turistas, fazem uma grande diferença”, explicou. Segundo Nicoll, estes são fatores fundamentais para que o turista volte a visitar o estado e indique a viagem a amigos em seus locais de origem.

O Caderno de Turismo, publicação que vai receber a pesquisa como um complemento, foi publicado pelo Fórum em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a própria Fecomércio-RJ. Além dos dados produzidos pela federação estão disponíveis informações dos ministérios do Trabalho e do Turismo, sobre a estrutura turística de todos os municípios do estado. Para a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha, que participou da audiência, estas são peças fundamentais para a formulação de políticas públicas no setor. “Essa pesquisa nos ajuda a pensar e confirmar algumas questões que já tínhamos adiantado em 2010, como a necessidade de articulação entre os municípios”, destacou.

Veja abaixo a apresentação feita sobre o estudo, que mostra ainda informações sobre a estrutura de turismo já existente nos 92 municípios do estado. O deputado Jânio Mendes (PDT) também esteve presente na audiência.


(texto de André Coelho - Ascom da Alerj)

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG