Matéria do jornal O Globo desperta a atenção de blogueiros do Norte, Noroeste e da Baixada Litorânea. A matéria intitulada "No Rio, quase metade dos prefeitos emprega parentes" publicada pelo jornal em 14-maio, dá conta de que apesar da Súmula Vinculante nº13, do STF, aprovada por unanimidade em 2008, em "pelo menos 41 dos 92 municípios fluminenses há parentes dos chefes do Executivo municipal lotados no primeiro e no segundo escalões. O total de familiares chega a 72, entre mulheres, irmãos, primos e cunhados. Há casos no interior e também na Região Metropolitana."
Apesar das contradições e variadas interpretações da regra, que chegam a suscitar a possibilidade de contratação de parentes para cargos como os de secretários e ministros, há várias decisões recentes em sentido diverso:
"Em decisão recente, o ministro Joaquim Barbosa deferiu liminar do MP do Rio e mandou afastar Lenine Rodrigues Lima da Secretaria de Educação de Queimados, na Baixada Fluminense. O ex-secretário é irmão do prefeito Max Rodrigues Lemos (PMDB)."
A matéria cita vários municípios onde o Nepotismo impera, porém dois blogueiros questionam o esquecimento do autor da matéria referente a Cabo Frio (aqui) e a Miracema (aqui). E o nosso blogue não pode deixar de participar desse coro.
Isso é que é, blogueiros atentos!
A matéria original do jornal O Globo pode ser acessada através do hiperlink no título da matéria, no próprio corpo do texto.
5 comentários:
Nao entendi pq esqueceram de Miracema, a família do prefeito impera na prefeitura, muitos estão empregados lá! Um absurdo!
O problema é que o STF, erradamente ao meu entender, exarou opinião no sentido de que se o parente ocupa cargo político, exemplo, secretaria, não configura nepotismo.
Qual a diferença de ser secretário ou empregado em alguma secretaria ?
Ao meu ver nehuma diferença, a imoralidade é a mesma.
Assim, tecnicamente não podemos dizer que em Miracema o nepotismo está caracterizado, porque os parentes do Prefeito ocupam cargo de secretários.
Hebert Calor
Foi erro do Globo, o nepotismo em Miracema não somente impera no 1ºescalão, como principalment no segundo
E no terceiro., no 4o., no 5o...
Anônimo nao entendi, como assim Miracema nao configura o quadro de nepotismo se a familia em massa está empregada lá? Se cargo de secretaria nao é nepotismo, entao pro STF como vc disse o q seria entao o nepotismo?
Postar um comentário