Gerard Depardieu no filme "Obelix contra César". |
Essa nota é do César Maia, em seu ex-blog, que chega por e-mail:
A ONDA GERARD DEPARDIEU E A TRIBUTAÇÃO AOS SUPER-RICOS NA AMÉRICA LATINA!(Andrés Oppenheimer - La Nacion, 08) 1. Segundo estudos recentes da ONU e da OCDE os super-ricos no México, Guatemala e outros países latino-americanos pagam muito menos impostos que na Europa e nos Estados Unidos. Andrés Solimano, um economista chileno coautor de um recente estudo publicado pela CEPAL, o imposto médio à renda pessoal dos super-ricos na América latina está em torno de 37,5%, das menores do mundo. Nos Estados Unidos é de 39,9%, e nos países do norte da Europa está no entorno dos 60%.2. O estudo da Cepal publicado em 2012 por Solimano e Juan Pablo Jiménez –Elites econômicas, desigualdade e tributação- assinala que as pessoas mais ricas do mundo como o magnata Carlos Slim, e muitos outros super-ricos latino-americanos, se beneficiam graças a sistemas tributários distorcidos. Outro estudo da OCDE diz que a média dos impostos às rendas pessoais na América Latina representam 1,5% do PIB regional, enquanto nos países industrializados como EUA, Alemanha e Japão, representa uma média de 9%.
E por que "onda Gerard Depardieu"?
"O conflito entre o ator e as autoridades socialistas francesas começou em dezembro, quando se revelou que Depardieu comprou uma casa na Bélgica para pagar menos impostos.Depois de ter sido classificado de ruim pelo primeiro-ministro francês, Jean-Marc Ayrault, o ator disse que queria renunciar à nacionalidade francesa. Nesta semana recebeu um passaporte russo graças à mediação de Vladimir Putin. [Conforme outras fontes, Putin e Depardieu são amigos antigos]
E recentemente a atriz Brigitte Bardot também ameaçou seguir Depardieu, como protesto à matança de 2 animais. Conforme informação da revista Veja:
Brigitte Bardot diz que está pensando em pedir nacionalidade russa se as autoridades francesas decidirem sacrificar dois elefantes doentes. A atriz afirmou que está farta da França e anunciou que em breve visitará o presidente russo, Vladimir Putin, que nesta semana concedeu a nacionalidade russa a outro astro do cinema francês, Gérard Depardieu.
Apesar da aparente tentativa de descontração em relacionar esses fatos com a América Latina, creio que existem muitas diferenças. A primeira delas é que nos países desenvolvidos o aumento de impostos sobre os mais ricos acontece, por isso as represálias também existem. A segunda, talvez a mais preocupante, é que por aqui, na América Latina, as represálias sequer ocorrem... O aumento de tributos aos mais ricos, nem chegam a serem impostos. Não saem do papel... Exemplo clássico é o IGF (Imposto sobre Grandes Fortunas) no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário