Por Thiego Ladeira*
Lendo os noticiários em todos país, após o início do ano com o advento de novas perspectivas de um futuro melhor em várias cidades, vemos a euforia das pessoas buscando uma cidade melhor, porém esta euforia é confrontada com muitos problemas essenciais que são apresentados aos futuros governantes. Olhando de dentro, vemos o triste quadro de abandono que as gestões anteriores deixaram de herança para os futuros governantes. Em Duque de Caxias, por exemplo, o ex-prefeito Zito, derrotado nas eleições, sumiu deixando para o novo prefeito Alexandre Cardoso um grande presente de posse: muitos problemas.
Em todo o Noroeste Fluminense também não foi diferente, Dr .Rivelino em Laje do Muriaé, Josias Quintal em Santo Antônio de Pádua e Alfredão em Itaperuna também foram agraciados com este “presente de grego”. Isto só para citar alguns casos da região. Pois esta tem sido uma marca para todos os governos que derrotaram nas eleições a “gestão da situação”. Prefeitos entregando a “chave da cidade” como o famoso chocolate “Kinder Ovo”: cheios de surpresas. É problema na saúde, educação, problema do lixo, esgotos, iluminação, buracos, se ficasse citando as surpresas não teria espaço para escrever a matéria. Penso que mais do que criticar somente os prefeitos que entregaram as prefeituras em estado lastimável, cada secretário, de cada um destes governos, merece ser lembrado também por todos pela “incompetência em deixar sua pasta em estado lastimável”. Não quero generalizar todas as secretarias de todo o país e não quero individualizar as cidades onde falharam em algo, porque o foco da matéria não é criticar o governo de Paulada, o governo do José Eliézer ou do José Renato Padilha, e sim observar o porquê de algumas pessoas deixarem de fazer a sua responsabilidade sendo que são pagas por isso. A pergunta importante não é a de crítica por que o determinado político não fez determinada coisa. O importante é questionar o motivo da Saúde estar do jeito que está. Ou por que o Centro Poliesportivo de Itaperuna está um caos?
Ninguém nos dá a resposta, se é “incompetência, má fé de alguns ou mesmo omissão de outros”, a certeza que tenho é que mesmo com todos os problemas sempre terá alguém que será o “salvador da pátria”. É sempre “o cara que sabe o que faz e que tem a capacidade de resolver a incompetência dos outros”. Em primeira instância a “incompetência” do gestor anterior repassa sempre ao próximo eleito a responsabilidade e o status de “salvador da pátria”. É assim hoje com o Alfredão, Dr. Rivelino, Léozinho de Italva e todos aqueles que foram escolhidos pelo povo para apagar o incêndio. Além do prefeito, alguns destes “caras”, entram no governo “pondo a mão na massa” mostrando a que vieram, deixando o seu antecessor para trás e demonstrando em pouco tempo como e o que fazer com o “Kinder Ovo” herdado.
Estes “caras” chegam resolvendo os problemas. Vou dar alguns exemplos. Vendo o estado lastimável que estava o Centro Poliesportivo, o prefeito Alfredão não perdeu tempo: chamou um dos “caras”, “e esse cara é o excelente professor Godoi” que chegou para arrumar a casa do Esporte. Ao se deparar com o Poliesportivo não reconheceu aquele mesmo local em que ele e muitos educadores físicos lutaram para dinamizar e que por hora estava inativo, parecendo um “cemitério abandonado”. Lembrando que antes de parecer “cemitério”, o mesmo professor Godoi e sua equipe entregaram a gestão posterior a sua em excelentes condições mostrando que com boa vontade e dedicação é possível criar um clima de saúde baseado na prática esportiva. Através do Godoi descobri que todo dia tinha caminhada, alongamento, corrida, mesmo que fosse sedentário sabia que aquele espaço estava trazendo lazer e qualidade de vida para a população. No dia 02 de janeiro devo imaginar como o Professor Godoi deve ter sentido ao chegar ao espaço em que ele ajudou a “construir” com toda a sua dedicação e ver o estado deplorável que se encontrava.
Cito o Centro Poliesportivo, mas poderia citar a falta de pagamento dos funcionários em Pádua , ou mesmo a falta de fichas do SUS e até a espera na UPA que poderia se chamar neste fim de governo de “Unidade de Péssimo Atendimento”, pois a falta de médicos em várias especialidades deve ter feito o excelente e ex- secretário de Saúde Elias Daruis nem dormir; pois este mesmo, assim como Godoi já havia mostrado a que veio na gestão passada, deixando a Saúde em um estado de excelência. A pergunta que não quer calar: Como pode em tão pouco tempo estas mesmas estruturas estarem um caos?
Penso que todos os secretários, assessores de cada departamento do organograma de cada um dos municípios que passaram pelos problemas do “Kinder ovo maldito”, são tão responsáveis quanto os prefeitos. Pois se os prefeitos erram em confiar a pessoas sem competência e capacidade para os cargos, os secretários incumbidos pelo menos deveriam ter respeito pela coisa pública, isto inclusive é um princípio básico de quem governa. E existe hoje a lei de Responsabilidade Fiscal, muitos problemas de abandono e irresponsabilidade que vemos hoje só serão julgados daqui há 3 ou 4 anos. E o que vemos são cidades que estão “sitiadas”, sem computadores, carros depenados, maquinário destruído, somem dos computadores arquivos e não existem nenhum projeto. E o que consequentemente acontece? Não há recursos. A situação é tão caótica que na Saúde de Itaperuna presenciamos na posse do Alfredão uma situação inédita. Ao anunciar o nome do secretário Elias Daruís o público comemorou como se fosse o Botafogo ganhando um título depois de 21 anos. Brincadeiras à parte, com relação ao meu querido Botafogo, a verdade é que tem sim que comemorar. Comemorar quando se escolhem pessoas aptas para o cargo e principalmente competentes e que tem amor pelo que fazem, o resultado é como de conquista de título.
Nos lugares de secretarias que fracassam o gestor precisa agir antes que seja tarde demais, pois a omissão e irresponsabilidade se torna um “assalto aos bens públicos”. Pois em muitos casos a situação parece de abandono da causa pública. Será que o mesmo abandono equivale ao não recebimento de seus salários enquanto eram responsáveis pela pasta? Claro que não. Como podem sumir e mesmo assim receberem no fim do mês pelo que fizeram? Ou melhor , “não fizeram”?
A cada novo mandato, muitos prefeitos entram recebendo de presente esta surpresa ingrata:o “Kinder Ovo Maldito”. Com isso “estes caras” chamam alguns “salvadores da pátria” para lidar com este “Kinder Ovo Maldito”. Os caras que entendem resolvem o problema rapidamente se tornando “os caras”, já os que não sabem lidar com o “Kinder Ovo do mal” logo esperam 4 anos para entregar a “surpresinha” ao próximo. E assim, o ciclo do “Kinder Ovo maldito” se segue na esperança dos próximos “caras” lidarem com o terrível vilão. Estes “caras” de hoje se tornaram o hit do momento, tudo isso na esperança de nos livrar do “Kinder Ovo Maldito”: “ Por você ele encara o perigo, Seu melhor amigo, Esse cara sou eu!” Portanto Alfredão, Leozinho, Dr. Rivelino hoje este cara são vocês!
*****
*Thiego Ladeira é ator, produtor cultural e diretor formado pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro-RJ. Também é fundador e presidente do Grupo Cti de Teatro, onde atua como militante cultural em todo o Noroeste Fluminense. É um dos responsáveis pela luta, profissionalização e valorização dos artistas locais na região sendo o Representante Regional do SATED-RJ (Sindicato dos Artistas) no Noroeste Fluminense.
2 comentários:
Ah Thiago! Ainda estamos na fase do " Kinder ovo maldito " em Miracema e por muitos lugares, onde há ainda uma política individualista, manipuladora, " do senhor dos engenhos ", da irresponsabilidade com o dinheiro PÚBLICO = DO POVO QUE TRABALHA E PRODUZ...
É, ao meu ver, um problema CULTURAL e só será mudado quando houver REALMENTE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO DO POVO ( Investimento sério na SAÚDE, que nasçam crianças saudáveis de Pais saudáveis, livres das Drogas, incluindo álcool e cigarro; que interferirão na APRENDIZAGEM por toda sua Vida ), carregando CONSCIENTIZAÇÃO, APRENDIZAGEM, REFLEXÃO, ESCOLHA, LIBERDADE, ALFABETIZAÇÃO COMPLETA DA VIDA E DO MEANDROS DA POLÍTICA E O VOTO CONSCIENTE EM SEU PAÍS, ESTADO, MUNICÍPIO.......Além de mais MINISTROS JOAQUIM BARBOSA e os que o acompanharam na grande Lição de DEMOCRACIA QUE ACOMPANHAMOS, PELA PRIMEIRA VEZ, DO MENSALÃO.
Uma estrada só chega ao seu destino quando o outro lhe dá continuidade. E DEPENDE DE NÓS, CIDADÃOS CONSCIENTES, fazermos nossa parte, como o PRESIDENTE DO STF JOAQUIM BARBOSA, correndo atrás do Prejuizo e COBRANDO CADA CENTAVO INVESTIDO POR NÓS, até em uma folha de alface, EM TROCA DOS NOSSOS DIREITOS: SAÚDE, EDUCAÇÃO-CULTURA; SEGURANÇA; TRANSPARÊNCIA; TRABALHO; DEVOLUÇÃO DO DINHEIRO ROUBADO COM CORREÇÃO E PRISÃO E CONFISCO DOS BENS DOS ENVOLVIDOS EM CELAS COMUNS; MUDANÇA NO CÓDIGO PENAL: MAIOR PUNIÇÃO, PRINCIPALMENTE NO BOLSO E NOS DIREITOS POLITICOS E NA LIBERDADE ETC....
Quando cada governante tiver que entregar ao sucessor as contas zeradas ou terá todos os seus bens confiscados, não teremos mais Corrupção e Cortesia com o " nosso chapéu " ( aliás, onde estavam o Tribunal de Contas, a Câmara de Vereadores e o Ministério Público nestes 4 anos de " governo do dinheiro público "? ).
Abraços e aos novos governantes, que haja uma Lei que os ampare e os deixe Cumprir com suas promessas de Campanha ( e cobre dos antigos as dívidas deixadas ),
Rachel Bruno
Não sei porque o TRIBUNAL DE CONTAS NÃO APARECE MAIS EM MIRACEMA. Outrora, era quase todos os meses, e ficava mais de quinze dias.
Postar um comentário