Desde 2009 que este blogue vem acompanhando a polêmica que envolvia o aeroporto de Itaperuna e obras de infraestrutura urbana no município. A partir de algumas divulgações sobre as obras, o itaperunense Tito F. Geraldo, que vem atuando nesse caso, em prol da reabertura e funcionamento do aeroporto, tem mantido contato por e-mail e informado a este blogue sobre o desenrolar das demandas.
Recentemente, após o governo federal liberar R$ 1,5 bilhão para investimentos em aeroportos regionais, conforme noticiou o Jornal O Globo (aqui e aqui ), incluindo o aeroporto de Itaperuna, nosso informante, Tito F. Geraldo, enviou ao blogue um e-mail antencipando as informações então noticiadas nos jornais alguns dias depois.
A luta foi grande, contra inclusive o poder público local. Mas, representantes da sociedade civil, como o Tito, bem como a Firjan Noroeste e a faculdade Redentor lutaram e conseguiram trazer para o Noroeste fluminense a esperança de uma mobilidade maior com a volta da operação desse aeroporto, que poderá atender não só empresários, mas inclusvie e sobretudo o Hospital São José Avaí.
A Redentor publicou no dia 11 a seguinte nota:
IMPRENSA > INSTITUCIONAL > PROJETO DO AEROPORTO DE ITAPERUNA TEM APOIO DA FACULDADE REDENTOR - 11/01/2013
Disponível em: http://www.redentor.inf.br/comunicacao/imprensa/noticia_conteudo.jsp?id=1276
Já faz tempo que o itaperunense acompanha o arrastar da história no funcionamento do Aeroporto de Itaperuna. Tantas idas e vindas e pouquíssimos pousos e decolagens. A chegada de 2013, parece trazer aAtravés de voluntários que trabalham no desenvolvimento do esboço básico para complementação da configuração proposta para a expansão e desenvolvimento do aeródromo de Itaperuna, sempre tendo a importante
solução. O Escritório Escola da Faculdade Redentor participou de umprojeto para ampliação da pista, do pátio de aeronaves e construção deum taxi-way, fundamental para as manobras dos aviões no Aeroporto deItaperuna/RJ.
parceria da Faculdade Redentor e Firjan Noroeste, estiveram noaeródromo de Itaperuna (via Ministério Público Federal) as equipes defiscalização do III COMAR - Terceiro Comando Aéreo Regional e da ANAC- Agência Nacional de Aviação Civil. Foi verificado o afastamento daponte em relação à cabeceira 06 da pista do aeródromo e a constataçãooficial de que a ponte não prejudicaria as operações no aeródromo.
Ter finalmente o Aeroporto de Itaperuna funcionando plenamente é de total prioridade para o desenvolvimento de nossa região, declarou o Diretor de Operações Financeiras da Fac Redentor, Luis Adriano Silva.
Em Campos dos Goytacazes, as informações são positivas também. O local
é administrado pela Infraero e há anos a prefeitura tenta retomar ocontrole que já foi do município para entregá-lo a uma empresaprivada.
Neste plano de recuperação das pistas dos aeroportos do Norte e
Noroeste, está prevista boa parte dos R$1,5 bilhão destinados àRegião Sudeste .
Agora, é preparar as malas e aguardar a próxima decolagem.
Para ler o que já foi publicado nesse blogue sobre o tema, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário