Arquivo VAGALUME

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

A POLÊMICA CONSTRUÇÃO DE ATERRO SANITÁRIO REGIONAL EM MIRACEMA

Para quem acompanhou nosso blogue, no período de maior atividade, essa imagem ilustrou muitos momentos críticos ocorridos na cidade.

Miracema é a cidade por muitos considerada a mais bela do Noroeste fluminense, pequena, com poucos habitantes, mas de excelente qualidade de vida. Essa é uma tradição daquela que ficou conhecida como a Princesinha do Norte Fluminense e hoje, a região é noroeste, depois da divisão administrativa ocorrida no último quarto do século passado.

Causou-me espanto tomar conhecimento na semana que passou a respeito da construção, que foi iniciada em Miracema, de um aterro sanitário REGIONAL.

Pasmem, foi convocada uma reunião na semana passada (03-ago-2018), pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, após reclamação dos proprietários rurais localizados no entorno do local onde estavam as máquinas, da empresa Sousa Peres, para efetivação das obras.

A obra foi iniciada na região do Sombreiro, conforme descreve o amigo e blogueiro Hélcio Menezes, no Facebook, "o aterro é encostado em nascente e em um dos poucos fragmentos de remanescentes da Mata Atlântica que ainda restam no município."

A reunião contou com a cobertura do jornal Dois Estados, que postou no Facebook parte da reunião. O vídeo pode ser acessado aqui. Muito do que se conhece do assunto hoje foi tratado neste vídeo.

Não bastasse esse absurdo da localização, consta que as autoridades ambientais sequer autorizaram o empreendimento. No entanto, o poder público municipal está de acordo. Tanto assim, que após a reunião mencionada, ocorrida com os empreendedores privados, o Conselho Municipal de Meio de Ambiente e cidadãos representativos, a FAMMIRA (Federação das Associações de Moradores de Miracema), juntamente com algumas associações de moradores, se reuniu com o prefeito municipal. De acordo com as palavras do presidente da FAMMIRA no Facebook, os representantes do movimento comunitário, que se reuniram com o prefeito, apoiam a construção do aterro sanitário regional. Vejam:

Essa publicação está disponível aqui: https://www.facebook.com/harley.oliveira.50/posts/1796627360423113

Com essa postagem, pretendemos registrar nossa indignação com tamanha calamidade e desmazelo com a coisa pública, haja vista que a construção de um aterro sanitário regional, privado, depende prioritariamente de debate público, de respeito ao interesse público e sobretudo de autorização e análise dos órgãos técnicos setoriais (INEA etc). As consequências de uma decisão pública inadequada e sem os critérios necessários, neste caso, poderão colocar em risco a vida da população, a saúde da população e todo o equilíbrio ambiental local, quiçá regional.

A população não sabia de nada. Segundo informou uma das participantes no vídeo, o INEA também não tomou conhecimento. O conselho em pauta foi informado pelos proprietários do entorno. É bom que se registre que foi solicitada na reunião com o conselho a realização de uma audiência pública pra discutir o tema. 

Registro aqui nosso alerta! Para que a população participe desse debate, exerça a cidadania e não deixe que ocorra numa cidade tão pequenina o que vem acontecendo a nível nacional.

Grife-se ainda que foram feitos altos investimentos por parte do estado na construção de aterros sanitários regionais, em consórcio, no distrito de Pureza, que está parado. Muito há que ser discutido!

Não é à toa que a conhecida e antiga frase do amigo e saudoso jornalista Renato Mercante não sai de moda: "Só em Miracema e no cinema!"

NOTA DO BLOGUE: o título original da postagem era a frase do Renato Mercante, no entanto, pra evitar conflito visual ou qualquer equívoco de associação com o grupo existente no Facebook, alteramos o título. Ocorre que o link da postagem é criado a partir do título original.

Atualização em 7-abr-21: inclusão da imagem e mensagem da FAMMIRA. Após a nossa postagem, verifiquei que foi alterado pelo usuário.

Disponível em: https://www.facebook.com/harley.oliveira.50/posts/1793665924052590 , acesso em O7-abr-21, às 23h38min.

3 comentários:

AngelMira disse...

Recebemos a informação abaixo, da miracemense Rachel de Paula Bruno, via Messenger:

"Fomos contra o Aterro Sanitário no Local escolhido por não ter sido solicitada autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o INEA, pois é uma Área de Preservação Ambiental, Produção Orgânica, Açudes, Córregos, Nascentes, Mata onde são soltos pássaros de várias espécies, apreendidos pela Polícia Ambiental, Criação de Macacos em extinção... além de mais abaixo ser o Rio Pomba, de onde a CEDAE traz a água de CONSUMO da POPULAÇÃO MIRACEMENSE para tratamento!!!
Atenção total de TODOS os Miracemenses que Defendem a VIDA com SAÚDE!
NENHUM Município vizinho quis!! Aqui serão Recebidos os LIXOS de TREZE MUNICÍPIOS!!!
Já pensaram no TRÂNSITO de Caminhões dentro da nossa Cidade e na Estrada do CONDE????
Vamos nos manifestar e Lutar por nossa Qualidade de Vida?
Foi isso que ficou muito claro ao final da Reunião do dia 03/08/2018!!!
Queremos AUDIÊNCIA PÚBLICA e AVALIAÇÃO do IMPACTO AMBIENTAL pelos ÓRGÃOS COMPETENTES!!!"

Unknown disse...

Não a essa nefasta obra...Miracema não comporta tal obra.
"NÃO A ESSE ATERRO SANITÁRIO!!!"

Unknown disse...

Não a esse aterro SANITÁRIO!!!

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG