O Sistema Único de Saúde (SUS) é considerado hoje o maior sistema público de saúde do mundo. A Nexo Jornal apresenta um excelente dossiê, que conta a história do SUS, passado, presente e trata também do futuro.
Fruto da luta pela redemocratização no Brasil, maior sistema público de saúde do mundo enfrenta estagnação de recursos ao mesmo tempo em que lida com um de seus mais duros desafios: a pandemia do coronavírusAcesse o dossiê: DOSSIÊ NEXO - SUS
País de dimensões continentais, com a sexta maior população do mundo, o Brasil é a única nação com mais de 100 milhões de habitantes a ter um sistema público e universal de saúde. Surgido como um “projeto civilizatório”, defendido por um grupo de médicos sanitaristas durante o processo de redemocratização nos anos 1980, o SUS (Sistema Único de Saúde) garantiu o acesso gratuito aos serviços médicos a toda a população, hoje com quase 210 milhões de pessoas.
Suas bases foram fixadas na Constituição de 1988, promulgada após uma ditadura militar que durou 21 anos. A Carta consagrou a saúde como um direito a ser garantido pelo Estado. Desde então, o SUS contribuiu significativamente para o aumento da expectativa de vida dos brasileiros e para a redução da taxa de mortalidade infantil, entre outras conquistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário