Arquivo VAGALUME

quarta-feira, 6 de maio de 2020

FIOCRUZ RECOMENDA LOCKDOWN NO RIO DE JANEIRO


Por determinação judicial, desde o último dia 05, o governo do Maranhão foi obrigado a impor lockdown na capital, a fim de evitar colapso no sistema de saúde. De acordo com o Correio Braziliense:
O lockdown (bloqueio dos serviços não essenciais) em São Luís, capital do Maranhão, entrou em vigor [...], sob um forte esquema de fiscalização da Polícia Militar. Este é o primeiro caso de endurecimento nas regras de isolamento social no país, em uma tentativa de conter o avanço do novo coronavírus. Outros estados, como o Pará e Pernambuco, também avaliam medidas semelhantes. Fotaleza, capital do Ceará, anunciou um lockdown a partir de sexta-feira.
Além da capital do estado, outros três municípios foram bloqueados: Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa. Durante o lockdown, apenas trabalhadores dos serviços essenciais, ambulâncias, carros de segurança e veículos privados que vão a farmácias, hospitais e supermercados podem circular. As ações foram estabelecidas no decreto publicado na segunda-feira (4/5) pela Prefeitura de São Luís.
O Ministério da Saúde divulgou hoje, que o país registrou 125.218 casos confirmados de COVID 19, 8.536 mortes, ou seja, 6,8% de letallidade. Somente nas últimas 24 h, foram 615 mortes. No último dia 25-abr foram registrados 5.514 casos novos e no dia 06-maio foram 10.503 casos novos, o que demonstra a velocidade de contaminação acelerada do Novo Coronavírus no país. Sobretudo nas grandes metrópoles, onde os primeiros casos aconteceram e a grande aglomeração favorece a proliferação. A Região Sudeste concentra quase metade dos casos no país.

Hoje o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro recebeu um relatório da Fiocruz defendendo a adoção urgente de medidas rígidas de isolamento social no âmbito territorial do estado do Rio de Janeiro, quer dizer LOCKDOWN.
Conforme o Jornal O Dia, o posicionamento da instituição científica foi encaminhado ao governador fluminense, Wilson Witzel, e ao Prefeito do Rio, Marcelo Crivella para que se manifestem no prazo de 24h sobre as medidas que pretendem adotar.

A necessidade de lockdown ocorre por conta da proliferação acelerada da doença. Portanto, o baixo isolamento social provoca a necessidade dessas medidas extremas. 

O blogue divulga essa informação para que a população das cidades que ainda não chegaram a esse estágio colabore com o isolamento social, fique em casa, use máscaras, para que não seja necessária uma medida tão rígida. Tudo depende de cada cidadão colaborar, ter consciência e seguir as medidas das autoridades de saúde local.

Aproveitando uma matéria do Catraca Livre, trago aqui uma explicação do que é o lockdown:  é adotado quando o número de casos e mortes têm um aumento expressivo por dias seguidos – caso de muitos estados brasileiros. É a medida de distanciamento social mais rígida, quando as pessoas são autorizadas a sair de casa apenas em casos excepcionais, como ir ao supermercado, farmácia ou hospital. Vários países europeus utilizaram esse recurso, policiais ficavam nas ruas para controlar o trânsito de pessoas, podendo multar ou prender os que desrespeitassem as normas.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG