Arquivo VAGALUME

domingo, 31 de maio de 2020

MIRACEMA: PRIMEIRO CASO DO BAIRRO VALE DO CEDRO É REGISTRADO

Mapa da Região Noroeste do Estado do Rio de Janeio
Optamos hoje por divulgar os dados do boletim epidemiológico de Miracema em virtude das diferenças que temos encontrado nos dados do município em relação aos boletins divulgados pelos outros 12 municípios da região.

Hoje o boletim epidemiológico apresenta mais um caso positivo em relação ao boletim de 30-maio, totalizando 24 pacientes com COVID 19. Aumentou o número de suspeitos e notificados.




No dia 27 de maio, quando foi divulgado, na página da Prefeitura no Facebook, o último monitoramento, por bairro, gênero e idade, o total era de 22 casos confirmados de COVID 19. Hoje, conforme a imagem 3, houve mais 1 caso confirmado no bairro Jardim Beverly e o primeiro caso do bairro Vale do Cedro foi registrado. 

A maioria dos casos permanece em pessoas adultas, entre 30 e 59 anos (58,33%), seguidas dos idosos (29,17%). Em relação ao gênero das pessoas infectadas, prevalecem os casos em pessoas do sexo masculino (58,33%).

Até o levantamento feito ontem pelo blogue, acesso aqui, Miracema era dos municípios com menor número de registros de casos positivos na região Noroeste fluminense, sendo superado apenas por Varre Sai (7), Aperibé (12) e Natividade (18). No entanto, os dois últimos municípios não têm feito divulgação diária, os dados podem estar defasados e quanto à Varre Sai, é um município de apenas 11 mil habitantes, enquanto Miracema estima-se que tem 27.174 pessoas.

Esse pode ser um caso de sucesso no enfrentamento da epidemia. Se é o caso, o município deveria compartilhar com os vizinhos a técnica utilizada. No entanto, a taxa de letalidade de Miracema assusta e, ao mesmo tempo, mostra que há alguma informação que precisa ser melhor avaliada. Enquanto o estado do RJ ontem tinha uma taxa de letalidade (número de mortes/número de casos positivos) de 10,07% e a média da região Noroeste é de 3,2%, Miracema desponta com uma taxa de letalidade de 13,6%.

Como se justifica essa taxa de letalidade tão elevada? Essa é uma questão que nos deixa atônitos e que precisa de resposta.

Vamos enviar essa postagem à Secretaria Municipal de Saúde agora.

Não localizamos o email da secretaria, encaminhamos via Ouvidoria, no email ouvidoria@miracema.rj.gov.br , com destino à secretaria.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG