Arquivo VAGALUME

terça-feira, 9 de março de 2021

CÂMARA DE VEREADORES DE MIRACEMA PROÍBE FILMAGEM DE REUNIÃO ONDE CIDADÃOS TRATAVAM DO ATERRO SANITÁRIO

 


Como já citei aqui, houve reunião ordinária na Câmara de Vereadores de Miracema ontem, onde cidadãos se manifestaram contra a construção de um aterro sanitário em Miracema, na região do Conde.

Produtores rurais do entorno se fizeram presentes a essa reunião, para manifestarem seu repúdio ao referido empreendimento, tendo sido representados no púlpito do plenário, pela ambientalista Celeste Scramignon, que milita há pelo menos 15 anos na causa, é cidadã miracemense e mui democrática e honradamente foi até o Legislativo apresentar o tema aos vereadores, junto como uma nota que apresenta as razões dos produtores rurais do entorno serem contra e solicitar apoio dos vereadores.

Apenas dois vereadores assinaram a referida nota: Vereador Aimoré da Silva Almeida e Vereador Jocimar Freire. O primeiro, como apresentado neste blogue, já vinha se manifestando contra desde o início das discussões, em outros espaços públicos. Veja aqui.

Fiquei pasma ao tomar conhecimento de que a cidadã Celeste, ao apresentar o pleito no púlpito, iniciou a filmagem de sua apresentação, por um colega, mas foi repreendida, sob a afirmação de que "é proibido filmar".

Tratava-se de uma reunião pública, cuja manifestação popular estava sendo filmada, dentro da Casa Legislativa, famosa CASA DO POVO!

Venho registrando a necessidade das reuniões da casa serem filmadas, apresentadas ao vivo, por filme e disponibilizadas na rede mundial - internet - como fazem outras Câmaras de Vereadores, inclusive a da cidade mineira vizinha, Palma.

Agora proibir o cidadão de registrar sua própria manifestação pública, no espaço público, fere a Constituição Federal. O impedimento, ou proibição, foi feito sem justificativa.

Pergunta que não quer calar: baseado em que norma proibiram os cidadãos de registrarem sua manifestação?

Falta sim, falta transparência no poder público miracemense. Que fique o registro!

2 comentários:

Gilmar disse...

Cada povo tem o legislativo que merece. Mas como informação para D.Celeste. Devia ter mandado continuar a filmagem e chamado a polícia. Fazer o boletim de ocorrência. Não e preciso autorização para filmar em locais públicos. A Casa legislativa não e dos vereadores. Eles apenas cumprem lá um 'mumus' público. La é a casa do povo. Com o boletim de ocorrência poderia pedir o 'impeachment' do presidente e de todos que concordassem com a ideia de proibir a filmagem. O boletim de ocorrência reis uma prova robusta. Mas mesmo assim penso que a senhora devia por em prática o pedido de "impeachment" pois tem ainda outras provas. Vamo mostrar a esses representantes do povo que lhes deram poderes limitados na lei.b

AngelMira disse...

Uma atitude no mínimo esquisista, porque contraria a própria Constituição Federal de 88.

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG