O importante nessa postagem é a divulgação do novo decreto com restrições que se iniciarão hoje e seguirão até o próximo dia 5 de abril. Houve uma flexibilizada em alguns pontos, talvez em função do decreto do governador do estado do RJ, mais flexível, bem como a liberação da abertura de templos, cuja solicitação partiu dos padres Olavo Trindade e Michael, conforme divulgado pelo presidente da Câmara de Vereadores, nas redes sociais.
O novo decreto pode ser lido aqui. Este decreto n, 21/2O21 passa a vigorar das OOh de hoje (25) até o dia 5 de abril.
É lamentável que as decisões políticas no país, não só em Miracema, estejam ignorando alertas feitos por vários renomados cientistas brasileiros, que anteciparam esse cenário e vêm antecipando cenários piores. O que eles recomendam é um lockdown sério, que pode ser de 15 ou 21 dias, não há consenso a respeito do número de dias.
No entanto, como o governador do Rio tomou medidas mais brandas, um jeito bolsonarista de ser, tem compromisso com o presidente que está na contramão do enfrentamento da crise, algumas cidades seguem a marcha do chefe estadual.
Essa é a minha leitura!
Por outro lado, como postei recentemente, o programa "Fala Prefeito", em Miracema, tem sido palco de um manifesto descontentamento do gestor público com as críticas realizadas nas redes sociais pela população.
No penúltimo programa, uma professora foi criticada, quando citaram: "uma mulher inteligente, dizem que é", porque fez uma crítica ao horário do toque de recolher da cidade, então estabelecido a partir das 23h até 6h. E Pádua, havia divulgado o toque de recolher a partir das 18h.
Apesar da crítica, da dificuldade em conviver com o diálogo e o questionamento, essa mudança ocorre agora, através do novo decreto, que traz novo horário para o toque de recolher, às 2Oh.
Quero deixar registrada essa ocorrência, para demonstrar que as agressões são ególatras, inadequadas e que mais ganha o município com o diálogo, a racionalidade, a democracia. Perde a cidade com o autoritarismo declarado, perseguições e intimidações praticadas.
Também foi liberada em Miracema a abertura dos templos religiosos, com algumas regras, como tem ocorrido na maioria dos municípios, por pressão e porque a Alerj aprovou uma lei nesse sentido.
Dito isso, ainda que as restrições tenham sido flexibilizadas, sigamos as recomendações sanitárias. Essa é a única forma de ajudar na contenção dessa crise generalizada nos hospitais e também conter o vírus e sua transmissão, até que tenhamos vacinação farta!
Nenhum comentário:
Postar um comentário