O governador do ERJ parece tão atrapalhado quanto seu ídolo. Divulgamos em postagem recente sobre o calendário único estadual, que através de decreto ele instituiu em todo estado. O MP e a Defensoria Estadual entenderam que o decreto entra em conflito com prioridades estabelecidas no Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, que contempla a categoria comorbidades em seguida aos idosos.
Hoje, os prefeitos das cidades de Itaguaí, Rio de Janeiro, Niterói e Maricá, junto, instituíram calendário único de vacinação em seus municípios, contemplando a categoria comorbidades, na sequência de idades (18 a 59 anos). Veja matéria aqui. Só para registrar, ontem o Prefeito de Niterói informou ter assinado acordo de compra de 8OO mil doses de vacina Sputinik V, Maricá também tem essa intenção.
O calendário único marcou também a conquista de algumas categorias profissionais pela prioridade na vacinação: profissionais de educação, bombeiros, profissionais de saúde - que ficaram de fora da vacinação - etc. Questionava-se se haveria quantidade suficiente de vacinas para atender o calendário.
Para saber mais sobre a ação do MP e da Defensoria leia aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário