Foto: Altino Júnior e José Maria no laboratório. Fonte: PMVS
A ideia é dar suporte aos cafeicultores na melhoria da produção
Cafeicultores de Varre-Sai podem contar com um local para a classificação do seu café. A Prefeitura de Varre-Sai, através da Secretaria Municipal de Agricultura, reativou o Laboratório de Classificação e Degustação de Café.
O laboratório funciona a partir das 8 horas, no Mercado do Produtor, e é credenciado pelo Ministério da Agricultura. Sendo o único da região Noroeste e um dos dois que existem no Estado do Rio, prestando orientação aos produtores de café, sejam proprietários, meeiros ou arrendatários.
A coordenação do laboratório é realizada pelo técnico em Agropecuária e chefe da Divisão da Cafeicultura, Altino José Meira Grilo Júnior, que desde 2001 foi capacitado pelo Ministério da Agricultura a exercer a função de classificador e degustador de café.
A partir do recebimento do café no laboratório, na forma descascada ou em coco (sem descascar), o produto passa por uma classificação física e sensorial, onde o produtor fica conhecendo o tipo de café que possui, procurando assim, o melhor preço.
“Sabendo da qualidade do seu café, o produtor pode ter um aumento significativo no valor de seu produto”, lembrou o chefe da Divisão da Cafeicultura.
Através da classificação física, é possível detectar onde o produtor está errando no manejo do seu café no terreiro.
“Às vezes, identificamos erros no manejo, onde orientamos o produtor para que as mesmas falhas não aconteçam nos próximos lotes”, lembrou Altino Júnior.
O secretário municipal de Agricultura de Varre-Sai, José Maria de Freitas Pellegrini, destacou que o objetivo é alcançar a melhoria na qualidade do café produzido no município.
“Independente da quantidade de café, estamos aqui para detectar a qualidade do café para que nossos cafeicultores tenham uma melhora no valor do seu produto. Nosso município é o maior produtor de café do Estado do Rio, a nossa intenção com o laboratório é ajudar os nossos produtores para que sejamos maiores também em qualidade. Sabendo que temos produtores premiados em vários concursos pela qualidade do seu café”, finalizou o secretário.
Silaine Terra/Departamento de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário