Arquivo VAGALUME

sábado, 22 de maio de 2021

FIOCRUZ ALERTA SOBRE NOVA PIORA NA PANDEMIA NO BRASIL


Além da matéria acima, na revista Época Negócios, outra matéria intitulada "Covid-19: relatório da FioCruz alerta para aumento de casos e risco de terceira onda no país", datada de ontem, dá conta de que "Boletim revela que a situação da pandemia de covid-19 no Brasil voltou a piorar em pelo menos oito Estados" (São eles: Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Tocantins, Distrito Federal e Rio de Janeiro).

Em duas dessas unidades (Distrito Federal e Rio de Janeiro), a probabilidade de uma nova subida acontece no curto prazo, em três semanas.

O mais recente Boletim Infogripe, publicado em 21/05 por especialistas da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), sob a coordenação do pesquisador Marcelo Gomes, foi que gerou esse alerta. O pesquisador disse à Época que "estimativas reforçam a importância da cautela em relação a medidas de flexibilização das recomendações de distanciamento para redução da transmissão de covid-19, enquanto a tendência de queda não tiver sido mantida por tempo suficiente para que o número de novos casos atinja valores significativamente baixos".

O que essas descobertas sinalizam?

1 esses indícios sugerem que o retorno às atividades econômicas e sociais aconteceu muito cedo. Ao primeiro sinal de arrefecimento, muitos prefeitos e governadores aliviaram as medidas restritivas tomadas anteriormente, que reduziram de forma considerável a quantidade de pessoas fora de casa.

Com mais gente nas ruas, o coronavírus também voltou a circular com maior intensidade. Mais gente infectada, por sua vez, é sinal de uma maior procura por pronto-socorros e postos de saúde, num momento em que as taxas de ocupação de leitos continuam bem longe do ideal.
E isso pode representar uma piora na situação da pandemia nas próximas semanas.

Portanto, um aumento das internações pode aprofundar ainda mais a crise sanitária, aumentar os casos e mortes por covid-19 e levar a um novo colapso do sistema de saúde, o que alguns epidemiologistas encaram como uma "terceira onda".

Nesse mesmo sentido vem alertando o neurocirurgião e cientista Miguel Nicolelis, que além de alertar que uma terceira onda se aproxima, afirma que o Brasil, diferentemente de outros países, vem fazendo o movimento de escada, sai de uma onda e antes dos números baixarem bastantes, já entram em nova onda a partir de números mais elevados. Essas informação pode ser lida aqui. Essa entrevista com o Nicolelis, publicada ontem na Uol, em que ele aponta que o Brasil não tem condições de enfrentar uma terceira onda que se avizinha, recomendo que todos os interessados leiam, inclusive os tomadores de decisão na administração pública.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG