Arquivo VAGALUME

sexta-feira, 18 de junho de 2021

NOROESTE CONTINUA NA BANDEIRA VERMELHA E SOMENTE BOM JESUS DO ITABAPOANA COM BANDEIRA LARANJA

 

A 35ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (18) pela Secretaria de Estado de Saúde, mostra que o Estado do Rio de Janeiro apresentou melhora do cenário epidemiológico, passando para a bandeira amarela (risco baixo de contrair a doença). Entre as cinco regiões com bandeira amarela, Médio Paraíba, Serrana, Baixada Litorânea e Norte se mantêm com risco baixo desde a última análise, já a Metropolitana II passou de risco moderado (laranja) para baixo.

Duas regiões estão com bandeira laranja (risco moderado de contrair a doença): Centro-Sul, que estava com bandeira amarela; e Metropolitana I, que se manteve na laranja. E duas com bandeira vermelha (risco alto): Baía da Ilha Grande, que estava com bandeira laranja na análise passada; e Noroeste, que se manteve na vermelha.

A análise compara a semana epidemiológica 22 (30 de maio a 5 de junho) com a 20 (16 a 22 de maio) de 2021.

Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).

O Estado do Rio de Janeiro apresentou uma redução de 18% no número de óbitos, e as internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) caíram 30% na comparação entre as semanas epidemiológicas analisadas. As taxas de ocupação de leitos no estado, nesta sexta-feira (18), são 66% para leitos de UTI e 42% para leitos de enfermaria.

Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada região.

Ascom da SESRJ

REGIÃO NOROESTE FLUMINENSE

Conforme dados divulgados pela secretaria estadual, a região noroeste fluminense continua na bandeira vermelha, entre os 13 municípios, 12 estão com bandeira vermelha, risco alto, exceto a cidade de Bom Jesus do Itabapoana, que está com bandeira laranja, risco moderado.


A taxa de ocupação de leitos da região também se mostra elevada em relação ao estado do RJ, conforme demostra a figura 1. Os números por município revelam que os 3 municípios com leitos de UTI estão com elevado nível de ocupação: Bom Jesus do Itabapoana, 6O leitos e 1OO% ocupados;  Itaperuna, 1O leitos e 1OO% ocupados; e Miracema 1O leitos e 90% ocupados.

A região se mantém em bandeira vermelha há muitas semanas, assim no Painel de Indicadores divulgado pela secretaria, que pode ser acessado aqui, há orientações relativas ao distanciamento social em caso de bandeira vermelha, que é denominado por Distanciamento Social Ampliado 2, que inclui: 

- Medidas do Distanciamento Social Seletivo 1 e 2 e do Distanciamento Social Ampliado 1; 
- Suspender as atividades econômicas não essenciais definidas pelo território, avaliando cada uma delas; 
- Definir horários diferenciados nos setores econômicos para reduzir aglomeração nos sistemas de transporte públicos.

As especificidades referentes a cada uma dessas recomendações podem ser vistas aqui.

A região noroeste urge por uma ação conjunta dos municípios de forma que sejam tomadas decisões a fim de reduzir a transmissão do vírus na região como um todo. Ações isoladas por município já dera mostras de que não funcionam.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG