Arquivo VAGALUME

terça-feira, 15 de junho de 2021

NOROESTE: EVOLUÇÃO DA VACINAÇÃO

Como apresentado na semana passada, hoje fizemos novo levantamento da vacinação contra COVID 19 dos municípios da região noroeste fluminense. A tabela e o gráfico que serão apresentados foram construídos a partir de dados dos vacinômetros das cidades da região, tendo sido complementados em 3 cidades, por dados defasados constantes do vacinômetro do Estado.

É importante para a coletividade, para o controle da pandemia, o maior percentual da população vacinada por completo, com D1 - dose um e D2 - dose dois, quando a imunização é considerada completa a partir de 14 ou 15 dias da D2. Acredita-se que com 7O a 8O% da população imunizada com a vacina é possível obter o controle da transmissão do Novo Coronavírus e, então, a sociedade poderá começar a pensar em retomar as atividades, como tem ocorrido em alguns países e cidades brasileiras, é o caso de Serrana-SP, com 95% da população vacinada.


Como se pode observar, o município que mais vacinou a população com a primeira dose - D1 - foi Itaocara, perfazendo um total de 39,8% da população, consequentemente, também foi o município com maior percentual da população imunizada, com D1+D2, equivalente a 19% da população.

A novidade é Aperibé, que na semana passada ainda não havia divulgado esse tipo de informação, mas com a divulgação no último dia 11, ocupa a segunda colocação com 36,7% da população que recebeu D1 e 18,2% da população com a imunização completa.

O terceiro município que se destaca na vacinação é Bom Jesus do Itabapoana com 34% e 15,7%, respectivamente, com D1 e com imunização completa.

São José de Ubá, Varre-Sai e Itaperuna não apresentaram informações do vacinômetro. Itaperuna apresentou o total de pessoas que receberam vacina, sem desmembrar em D1 e D2, informação que em tese, não tem muita utilidade quando o objetivo é saber se estamos perto de obter o controle da transmissão do vírus pela vacina. As informações constantes na tabela, sobre esses 3 municípios, foram obtidas do sítio do vacinômetro estadual, que se encontra defasado.

Apesar disso, com os dados coletados, São José de Ubá tem importante resultado, apresentando 31,4% da população com D1 e 15,9% da população imunizada, superando neste item o município de Bom Jesus do Itabapoana, terceiro no quadro acima.

Com os dados levantados, observa-se que a maioria encontra-se acima da média estadual.

Para melhor visualização, pusemos os dados em gráfico de barras.


A capacidade de vacinação brasileira é mundialmente conhecida, como também é sabido que a escassez de vacina tem impedido a otimização dessa potencialidade. No entanto, com a entrada de novas vacinas no SUS - AstraZeneca, começou a distribuir mais e a Pfizer - é possível que esse processo seja acelerado, haja vista que há capacidade ociosa na aplicação.

Há municípios que afirmam estarem "impondo seu ritmo" na vacinação. Essa blogueira espera que essa imposição seja no sentido de acelerar o ritmo, dado que há capacidade ociosa e que a imposição de ritmo é dada pelo vírus e não por nós. É disso que a sociedade precisa: acelerar a defesa!

Ademais, a presença de variantes mais transmissíveis e letais, além de nova variante indiana, que está no Brasil e já foi registrada na região norte fluminense, tornam a aceleração do processo vacinal uma emergência nessa guerra.

As atualizações municipais não são feitas com data certa, cada município atualiza e divulga em datas distintas. Portanto, há variações de datas de atualização, no entanto, os dados coletados hoje são os mais atuais e disponíveis. O que não impede de visualizarmos a evolução desse serviço tão fundamental ao enfrentamento da Pandemia.

Atualização em 16-jun21:

Houve um equívoco da blogueira no número de pessoas vacinadas com 2 doses, no município de Miracema, o valor informado corresponde ao número de doses recebidas para D2, não ao número de vacinas D2 aplicadas.

Conforme dados atualizados hoje, o número de pessoas imunizadas, com as duas doses, é de 3.53O, que equivale a 13,2% da população.

Esse dado não muda muito o quadro comparativo, visto que permanecem os mais evoluídos citados e os demais num patamar médio.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG