Cinema Icaraí, em Niterói, foto publicada neste blogue no dia 1O-maio-2OO9. Fonte: http://urutau.proderj.rj.gov.br/imprensa_imagens/EditaImprensa/fotos/cine%20icarai.jpg , acesso em 10/5/09. |
Com a morte do ator e humorista Paulo Gustavo, a cidade de Niterói ficou consternada com a partida de um cidadão que tanto divulgou a cidade e alegrou o mundo. Através de uma Consulta Pública mais de noventa por cento do público aprovou e por indicação do prefeito Axel Grael, com aprovação da Legislativo local, foi alterado o nome da rua mais famosa e cheia de pompa do bairro Icaraí, a Rua Coronel Moreira César para Rua Ator Paulo Gustavo.
Além de ser uma quebra de paradigma, nomear e homenagear com nome de rua os cidadãos ilustres da cidade ou do estado, tendo em vista que os militares estão pelo Brasil, em nomes de ruas. Moreira César nada tinha a ver com a cidade, tem uma biografia um tanto sangrenta e por óbvio, na opinião dessa blogueira foi um ato positivo.
Nas redes sociais houve muita discussão em torno dessa alteração, alguns eram contra a mudança do nome da rua, mas a favor de homenagens como estátua da Dona Hérmínia, principal personagem do ator, no Campo do São Bento; Estátua do ator, sentado no banco, estilo Carlos Drumond de Andrade no Rio; e também cobravam a obra do Cinema Icaraí e que o ator fosse homenageado como patrono de um prédio cultural, como esse.
Assunto que vem sendo tratado há anos, mas não sai do papel, eis que hoje o jornal A Seguir noticiou que
O Cinema Icaraí pode estar mais perto da tão esperada obra de restauro. A Prefeitura de Niterói publicou, na edição desta terça-feira do Diário Oficial, que a gestão do prédio ficará a cargo da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), para a realização da reforma.
O decreto, que já está em vigor, prevê que o equipamento fique sob a gestão da Emusa enquanto durarem as obras. A medida só foi possível porque a UFF e a Prefeitura firmaram, em 2019, um termo de cessão de uso do prédio histórico. Mas, desde então, as iniciativas para a reforma pouco avançaram.
Na época em que o acordo foi celebrado, a expectativa era de que a Prefeitura investiria um total de R$ 35 milhões, que seriam usados na revitalização do cinema e na conclusão de obras do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS), da UFF.
Novas esperanças surgem, mas como a estrada longa, é esperar para crer.
O prédio está bem deteriorado, o que pode ser observado na fotografia divulgada pela matéria do jornal A Seguir Niterói.
Outras postagens do blogue sobre o Cinema Icaraí podem ser lidas aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário