O novo mapa de risco divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do RJ aponta a região noroeste fluminense com risco moderado, bandeira laranja , de contaminação pelo SARs-Cov-2, causador da COVID-19. O município com maior risco é Miracema, que saltou da bandeira laranja direto de volta à bandeira roxa, risco muito alto, sem passar pela bandeira vermelha, risco alto, que intermedeia as duas bandeiras na escala de risco.
Segundo divulgação da SES-RJ, o cenário epidemiológico estadual apresenta melhora: seis regiões estão com baixo risco de contrair a doença e três com risco médio.
A 37ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (02) pela Secretaria de Estado de Saúde, mostra que o estado do Rio de Janeiro permanece com risco baixo de contrair a doença, com bandeira amarela e as regiões da Baía da Ilha Grande e Noroeste, que estavam com bandeira vermelha (risco alto), passaram para a laranja. E Metropolitana I permanece com bandeira laranja. A região Centro-Sul, que estava laranja, passou para a amarela. Médio Paraíba, Serrana, Baixada Litorânea, Norte e Metropolitana II seguem com bandeira amarela.
A análise compara a semana epidemiológica 24 (13 a 19 de junho) com 22 (30 de maio a 05 de junho) de 2021.
Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).
O Estado do Rio de Janeiro apresentou uma redução de 42% no número de óbitos, e as internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) caíram 41% na comparação entre as semanas epidemiológicas analisadas. As taxas de ocupação de leitos no estado, nesta sexta-feira (02), são 62% para leitos de UTI e 40% para leitos de enfermaria.
Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada região.
Não houve publicação de decretos em Miracema até o momento. No entanto, de acordo com o decreto recente, que autorizou o retorno ás atividades escolares de forma híbrida, as atividades devem ser suspensas sob bandeira roxa. Além disso, nas outras semanas em que esteve sob bandeira roxa, por recomendação das autoridades sanitárias estaduais, foram emitidos decretos com novas regras de restrições rígidas na cidade. A conferir.
Nas redes sociais, os miracemenses se surpreenderam com a notícia, sobretudo porque os boletins epidemiológicos divulgados de segunda à sexta-feira pelo município apontam uma redução nos números de contágio, de casos ativos, internação etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário