Arquivo VAGALUME

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

3 REGIÕES DO ESTADO DO RJ ESTÃO SOB BANDEIRA VERMELHA NO MAPA DE RISCO DIVULGADO


A 44ª edição do Mapa de Risco da Covid-19 divulgada, nesta sexta-feira (20), pela Secretaria de Estado de Saúde mostra que o estado do Rio de Janeiro teve redução de 16% no número de óbitos provocados pela doença e de 6% nas internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG). A análise compara as semanas epidemiológicas 31 (de 01 de agosto a 07 de agosto) e 29 (18 de julho a 24 de julho) de 2021. Esta é a sexta semana consecutiva que o estado apresenta bandeira amarela, entretanto, embora os indicadores epidemiológicos ainda estejam caindo, essa redução vem diminuindo em relação a semanas anteriores e, em algumas regiões, indicam tendência de alta.

- O cenário epidemiológico vem apresentando um aumento no número de casos e, por isso, de forma antecipada, colocamos em prática, o Plano de Contingência da Covid-19. Ele nos permite tomar decisões com mais tranquilidade, como a abertura de leitos, as medidas de flexibilização, entre outras ações assistenciais - explica o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

O Plano de Contingência é separado em cinco etapas, que são disparadas de acordo com a mudança no cenário epidemiológico. Dentro dessa ativação, na última semana, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) definiu a abertura de mais 20 leitos no Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz (HERCruz) e a manutenção dos leitos Covid do Hospital Regional do Médio Paraíba Dra Zilda Arns Neumann (HRZA), que estavam sendo transformados para atender pacientes não Covid. O planejamento também prevê um chamamento público para contratação de leitos de CTI e a conversão de 18 leitos de UTI Covid no Hospital Universitário Pedro Ernesto.

Das nove regiões do estado, cinco estão na bandeira amarela: Metropolitana II, Norte, Baixada Litorânea, Centro-Sul e Baía de Ilha Grande. As regiões Metropolitana l, Noroeste e Serrana estão em bandeira vermelha; e a Médio Paraíba, na faixa laranja. 

Conforme Nota Técnica SIEVS/CIV Nº 43/2021, de 18-ago-21, "Com o resultado do mapa de risco desta edição, recomendamos as seguintes medidas de distanciamento: 

[...]

Risco Alto – Sinalização Vermelha 
  • Distanciamento Social Ampliado 2, correspondente a: 
  • a. Medidas do Distanciamento Social Seletivo 1 e 2; 
  • b. Medidas do Distanciamento Social Ampliado 1; 
  • c. Suspensão de atividades econômicas não essenciais definidas pelo território, avaliando cada uma delas; 
  • d. Definição de horários diferenciados nos setores econômicos para reduzir aglomeração nos sistemas de transporte público". 
Em relação à região noroeste fluminense, a região encontra-se na faixa vermelha e 12 municípios individualmente também, exceto Varre-Sai, que está sob faixa amarela, risco médio. Logo, as orientações citadas acima servem a todos os municípios da região sob bandeira vermelha.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG