Apesar dos números serem menores do que os apresentados em momentos mais críticos da pandemia, os dados começam a sinalizar um movimento crescente na cidade dos dados epidemiológicos. A conferir com a evolução nos próximos dias.
Com a presença da variante Delta na região noroeste, ainda não havia ocorrido sinais de mudanças no quadro epidemiológico, ocorre que ao avaliar o boletim divulgado no dia 10 e o de hoje, dia 13, os dados chamam a atenção.
No primeiro havia 22 casos ativos na cidade, hoje o número subiu pra 44, ou seja dobrou o número de pessoas com a doença na cidade de sexta-feira pra essa segunda-feira. Ressalte-se que sábado e domingo essas informações não são divulgadas.
Consequentemente, o número de casos suspeitos também subiu, de 26 para 56. bem como subiu o número de pessoas em isolamento domiciliar de 26 para 56 Entre esses dois boletins ocorreu uma morte, totalizando 130 mortes ocorridas no município durante toda a pandemia por motivo de Covid19.
O alerta vem de uma profissional de saúde que observa a necessidade de cumprimento das regras sanitárias não farmacológicas e também do Jornal Dois Estados.
Print do Jornal Dois Estados |
O blogue alerta ainda sobre a necessidade das autoridades públicas darem o exemplo em relação ás regras básicas, não farmacológicas, porque é um instrumento valioso de comunicação com a população. A vacina e o distanciamento físico não prescindem do uso de máscara, como se tem observado em apresentações públicas de programas do prefeito às terças-feiras.
À população as orientações das autoridades sanitárias internacionais, nacionais, estaduais e municipais devem ser observadas. Não deem ouvidos a negacionistas toscos.
Que os próximos boletins nos tragam dados que demonstrem que é uma preocupação apenas, mas que o cenário está sob controle.
Nenhum comentário:
Postar um comentário